Pesquisar

Reganho de Peso após Cirurgia Bariátrica

Reganho de peso após cirurgia bariátrica é comum?

A cirurgia bariátrica é atualmente a forma mais eficaz de perder peso. Além disso, ela tem as taxas mais altas de manutenção do peso em longo prazo.

Ainda assim, o resultado depende muito da manutenção de um estilo de vida saudável após a cirurgia, sendo comum que, com o tempo, o paciente volte a ganhar peso.

Em um estudo de revisão (1), foi observado um ganho médio de 23,4% do total de peso perdido, em um seguimento de 7 anos após a cirurgia. 37% dos pacientes tiveram ganhos acima de 25% do total perdido.

Após 12 anos da cirurgia, 93% dos pacientes mantiveram ao menos 10% de perda de peso em relação ao momento da cirurgia, 70% mantiveram pelo menos 20% de perda de peso e apenas 40% manteve pelo menos 30% de perda de peso (2).

Quais as causas para reganho de peso após a cirurgia bariátrica?

O reganho de peso após a cirurgia bariátrica pode ter diversas causas e deve ser avaliado individualmente.

Entre as possíveis causas, é preciso considerar:

  • Questões psicosociais e comportamentais;
  • Nível de atividade física,;
  • Controle das necessidades alimentares;

Além disso, o paciente pode também apresentar um alargamento do sistema gastro-jejunal, o qual havia sido previamente reduzido pela cirurgia. Isso aumenta a capacidade de armazenamento de alimentos e diminui a sensação de saciedade, permitindo que o paciente volte a comer em excesso.

Tratamento

Diversas intervenções podem ser feitas no caso de reganho de peso após cirurgia bariátrica. Entretanto, quanto mais precoce for observado a tendência de reganho de peso, mais fácil e efetiva será a intervenção. Isso pode ser feito por meio do acompanhamento a longo prazo e a pesagem regular, o que deve ser mantido por toda a vida. 

O tratamento depende de quais os motivos identificados para o reganho de peso.

Dependendo do caso, poderá ser recomendado:

  • Aconselhamento nutricional;
  • Suporte psicossocial;
  • Medicamentos;
  • Nova abordagem cirúrgica.

A revisão cirúrgica para uma nova redução no estômago e intestino dilatados é uma opção. Entretanto, este é um procedimento tecnicamente mais difícil e com risco significativo de morbidade e complicações. Uma opção disponível mais recentemente é a abordagem endoscópica, um procedimento menos invasivo e que em muitos casos pode ter resultado bastante satisfatórios.

 

Revisão da cirurgia bariátrica

Procedimentos bariátricos revisionais se referem aos procedimentos bariátricos que são indicados em pacientes já submetidos a uma cirurgia bariátrica prévia.

As indicações para a revisão incluem:

  • Perda de peso primária inadequada, definida como perda de menos de 25% do excesso de peso;
  • Ganho de mais de 10 kg de peso após uma perda significativa inicial.

Complicações cirúrgicas não relacionados à perda ou ganho de peso

Eles são indicados em 5% a 8% de todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (1).

A técnica de revisão depende de qual foi o procedimento inicial e de qual a causa da falha do procedimento primário.

O mais comum é que uma técnica restritiva pura, como a gastrectomia vertical, seja convertida para outra que associe um componente desabsortivo, como o roux em Y.