Raquitismo
O que é o raquitismo?
Raquitismo é uma doença dos ossos que afeta crianças. A deficiência de vitamina D ou de cálcio faz com que a estrutura do osso fique fraca, e os ossos longos dos braços e pernas se tornem frágeis e tortos. Além disso, crianças com raquitismo podem ter dor óssea e crescer mais lentamente do que outras crianças.
Quais as causas do raquitismo?
Em tempos passados, o raquitismo já foi um problema muito mais comum, devido a falta de cálcio na dieta e falta de vitamina D.
Atualmente, com a introdução de suplementos vitamínicos e alimentos fortificados, o raquitismo se tornou uma condição bem mais incomum.
No entanto, crianças com outras condições médicas que afetam a absorção de nutrientes no intestino têm maior risco de desenvolver raquitismo. Isso inclui crianças com certas doenças renais, hepáticas ou intestinais.
Em casos raros, a criança pode nascer com uma forma genética de raquitismo chamada de raquitismo hipofosfatêmico. Esta é uma doença em que os rins e ossos anormalmente não metabolizam o fosfato de forma adequada.
Sinais e sintomas do raquitismo
Os sintomas de raquitismo incluem:
- Dor e deformidades nos ossos, como grandes curvas na coluna vertebral ou pernas arqueadas (joelho varo).
- Atraso de crescimento.
- Problemas dentários.
Além disso, as crianças com raquitismo são mais propensas a quebrar um osso após um traumatismo relativamente leve, que não provocaria uma fratura em outras crianças.
Diagnóstico
Nenhum exame é capaz de mostrar ao certo se uma criança tem ou não o raquitismo. Assim, o diagnóstico deve ser baseado no conjunto de achados do exame físico, exames de sangue para dosagem de cálcio e vitamina D e radiografias dos braços e pernas.
Tratamento do raquitismo
O raquitismo é tratado por meio do aumento na ingestão de vitamina D e cálcio. Isto pode ser obtido comendo mais alimentos ricos em vitamina D e cálcio ou tomando suplementos.
Entre as principais fontes de cálcio na alimentação incluem-se o leite, queijo, iogurte, vegetais verdes, produtos de soja e nozes.
Aumentar o tempo de exposição à luz solar também é importante.
Como regra geral, o raquitismo pode ser tratado com sucesso, sendo que a maioria das crianças vai continuar a crescer normalmente, uma vez tratada.
Quando, no entanto, o raquitismo ocorre como uma complicação de outra condição médica, o tratamento da condição subjacente, muitas vezes, cura o raquitismo. Como exemplo, pessoas que têm doença renal e raquitismo podem precisar de diálise.
Uma vez que a criança já tenha desenvolvido deformidades ósseas como consequência do raquitismo, como pernas ou espinha curvada, uma cirurgia ortopédica poderá ser indicada para a correção do problema.