Queijo vegano
O que é o queijo vegano?
O queijo vegano é um produto da alimentação vegana que vem ganhando muitos adeptos, inclusive entre não veganos.
É um queijo que não leva nenhum tipo de ingrediente de origem animal. Não é só o leite de vaca ou de outro animal que não é utilizado (com cabra ou ovelha), mas todo tipo de ingrediente derivado de algum animal.
O queijo é um alimento tradicional na culinária brasileira e ele faz sucesso em uma diversidade de pratos, como pizza, hambúrguer, lasanha, pães e muitos outros. E nesses mesmos pratos também pode-se usar os queijos veganos.
Existe uma grande variedade de ingredientes que podem ser usados para se elaborar esse tipo de queijo e a escolha vai do gosto de cada um.
O queijo vegano pode ter um valor nutricional diversificado, dependendo dos ingredientes utilizados.
E é possível encontrar tanto o queijo vegano pronto para o consumo quanto fazê-lo em casa.
Tipos de queijos veganos
São vários os tipos de queijos veganos que podem ser criados e encontrados no mercado, até de forma semelhante aos queijos tradicionais. O mais conhecido deles é, sem dúvida, o tofu, que é um queijo de corte feito de soja.
Além disso, outros queijos de cortes também são encontrados, como mussarela, ricota, parmesão, minas padrão, minas frescal, canastra, provolone, prato, cheddar, entre outros. É possível, inclusive, encontrar o queijo vegano parmesão já ralado.
Até queijos cremosos também existem na versão vegana, como o requeijão e o cream cheese.
Além disso, há marcas que produzem um tipo de queijo vegano em pó, como se fosse uma mistura de queijo. É uma forma de substituir queijos em coberturas e recheios de receitas fritas ou assadas, como pizzas, salgados, tortas etc.
Portanto, são várias opções de queijos veganos que existem. A escolha vai depender do gosto de cada pessoa e/ou a finalidade para qual será usado.
Ingredientes dos queijos veganos
São vários os ingredientes que podem ser usados na produção do queijo vegano. Eles podem ter como base apenas um desses ingredientes ou podem ser feitos com uma combinação deles.
Os principais são:
1. Oleaginosas
Dentre as oleaginosas ou frutas secas, os queijos geralmente são feitos de castanhas ou de amêndoas. Um queijo elaborado a partir de amêndoas é o parmesão.
Os queijos feitos a partir de oleaginosas são boas fontes de vitaminas, minerais fibras, proteínas e gorduras boas.
O queijo feito de castanha do Pará é uma ótima fonte de selênio, um mineral de ação antioxidante.
Além disso, os queijos de oleaginosas são ótimas fontes de ômega 6 e 9 e, em menor quantidade, de ômega 3. Por isso, são alimentos também de ação anti-inflamatória.
2. Leguminosas
Os queijos feitos de leguminosas geralmente são de soja (tofu), grão de bico ou de amendoim. Por isso, são ótimas fontes de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e gorduras boas.
O tofu é fonte de isoflavonas, compostos bioativos que atuam prevenindo o aparecimento de câncer e agem no organismo da mulher de forma estrogênica, ou seja, semelhantemente ao hormônio feminino, o estradiol. Com isso, ele pode ajudar a amenizar os efeitos da menopausa que surgem com a redução da produção de hormônios femininos nessa fase.
Já o queijo feito de amendoim é uma ótima fonte de gorduras saudáveis, como os ômegas 6 e 9. Um tipo de queijo feito a partir do amendoim é o minas.
3. Legumes
Alguns legumes também são usados na fabricação de queijos veganos, e os que se destacam são a batata inglesa, batata doce, inhame e mandioca.
Desses vegetais, usa-se o amido para a produção dos queijos. No caso da mandioca, são os famosos polvilho ou fécula ou goma.
São queijos que fornecem mais energia ao corpo, por serem boas fontes de carboidratos.
4. Sementes
As sementes também são ótimas opções de ingredientes para a produção desse tipo de queijo. Uma das mais usadas é a semente de girassol.
Se destacam por serem fontes de fibras, proteínas, minerais e vitaminas, sendo bastante prevalente as vitaminas do complexo B.
5. Cereais
Dentre os cereais utilizados na produção de queijo vegano, destaca-se o arroz. Por isso, queijos feitos de arroz são boas fontes de energia.
Benefícios do queijo vegano
O principal benefício de se consumir queijos veganos é que podem ser consumidos por qualquer pessoa, incluindo os intolerantes à lactose (açúcar do leite de vaca) e os alérgicos à proteína do leite (caseína).
Por isso, quem é intolerante à lactose, por exemplo, e consome queijo vegano não sofre com os efeitos que a lactose causa no sistema digestivo desse grupo de pessoas, como flatulência, náuseas, dores e inchaços abdominais, diarreia, entre outros.
Esse tipo de queijo só não pode ser consumido por quem apresenta alergia a algum ingrediente. Nesse caso, resolve-se o problema consumindo um queijo vegano à base de outro ingrediente que não seja alergênico.
Outro ponto positivo é o seu ótimo valor nutricional que pode variar dependendo dos ingredientes utilizados, como já citamos.
Pode ser fonte de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras insaturadas (gorduras boas), principalmente os ômegas 6 e 9, fibras e substâncias antioxidantes. Muitos queijos veganos prontos já vêm enriquecidos, principalmente com vitaminas e minerais.
Outro ponto positivo é que os queijos veganos não deixam a desejar quando comparados aos queijos tradicionais. É claro que não vão ficar totalmente parecidos, mas assemelham-se, principalmente, em relação à textura, tanto de corte, quanto ralados e cremosos. Muitos podem até ser derretidos e para marinar.
Mais um ponto positivo é que o queijo vegano, por ser livre de gordura animal, é indicado para quem precisa fazer restrição de consumo de alimentos fontes de gordura animal.
Muitos queijos veganos também podem ter menos ingredientes em excesso encontrados nos queijos tradicionais que acabam sendo prejudiciais, como o sódio, por exemplo.
E pesar de no mercado brasileiro já existirem muitas marcas de queijos veganos, é possível fabricar o próprio queijo em casa, pois, dessa forma, pode se tornar mais natural e saudável, e ainda economizar financeiramente.
Por fim, a produção de queijos veganos não atinge os animais e causa menos impactos para o meio ambiente.
Pontos negativos
Um dos pontos negativos dos queijos veganos é que os industrializados podem se tornar mais caros que os queijos comuns.
Além disso, em algumas localidades eles não são de fácil acesso, ficando limitado o uso por quem precisa ou quer consumir esse tipo de queijo.
Mais um ponto negativo é que alguns queijos veganos industrializados são fontes de gordura saturada quanto têm na sua composição o óleo de palma ou de colza. Nesse caso, não são recomendados para as pessoas que fazem restrição do consumo de gordura saturada, um tipo de gordura que é muito presente nos queijos de origem animal.
Infelizmente, isso pode prejudicar as pessoas que restringem a gordura saturada, pois muitos não têm o hábito de ler os rótulos ou não sabem.
Por fim, outro ponto negativo é que a grande maioria dos queijos veganos não tem o sabor de um queijo comum. Por isso, algumas pessoas podem não se adaptar com o sabor e acabar desistindo de inserir esse alimento na sua rotina alimentar.
Como consumir
O queijo vegano pode ser consumido da mesma forma que o queijo tradicional feito de leite de vaca ou de outro animal.
Vai bem no café da manhã e nos lanches, puro ou associado a outro alimento, como pão, panqueca, tapioca, ovos, sanduíche ou de outra forma como preferir.
Os de consistência mais cremosa, como o requeijão vegano, podem ser associados com torrada ou bolachas, por exemplo.
Mais uma forma de consumir é como aperitivo e até em sobremesas. Também podem ser incluídos em diversos pratos e receitas, como falamos, como pizza, hambúrguer, lasanha etc, e como recheios de muitas preparações, como tortas, panquecas, salgados e muitas outras.
Após abrir ou preparar o queijo, mantenha conservado na geladeira. A validade vai depender de cada queijo e do fabricante. Se preparado em casa, a maioria dura até 3 dias na geladeira, mas os queijos curados duram bem mais.
Queijo vegano é saudável?
Um queijo vegano vai ser saudável ou não dependendo da composição. Muitos queijos industrializados são fontes de aditivos prejudiciais, assim como os queijos comuns feitos de leite de vaca, como aromatizantes, estabilizantes, corantes, conservantes, entre outros.
Por isso, é bom sempre optar por queijos que sejam o menos processado possível. E para fazer uma boa escolha, é importante sempre verificar o rótulo.
Uma forma de consumir queijos veganos mais saudáveis é prepará-los em casa, além de dar uma economizada no bolso, como já falamos.