medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Proteína de Soja

Proteína de Soja

A soja pode ser consumida inteira ou transformada em uma variedade de produtos, incluindo:

  • Tofu;
  • Leite e laticínios (queijo, Iogurte, manteiga);
  • Carne.

A proteína também podem ser consumida na forma de Suplemento Alimentar.

O suplemento de proteína de soja é produzido a partir de flocos de soja desengordurada que foram lavados com álcool ou água para remover os açúcares e as fibras dietéticas.

A seguir, eles são desidratados e transformados em pó.

Quais os benefícios da Proteína da Soja?

Ao contrário da maioria dos outros vegetais, a soja oferece uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo não é capaz de produzir.

A proteína de soja pode ser uma boa fonte de proteína vegetal para pessoas que não consomem proteínas animais, incluindo vegetarianos e veganos.

Ela também é uma boa opção para aqueles com Alergia ao Leite de Vaca ou Intolerância à Lactose.

Quais as desvantagens da Proteína da Soja?

Embora a proteína de soja contenha todos os aminoácidos essenciais e melhore a síntese de proteína muscular, ela parece ser inferior ao Whey Protein para estimular a construção muscular.

Embora alguns estudos demonstrem benefícios relacionados à perda de peso, uma revisão de 40 estudos avaliando o efeito da proteína de soja não encontrou efeitos positivos significativos neste sentido (1).

No geral, a evidência de consumo de proteína de soja para perda de peso não é tão forte quanto para outras proteínas, como o Whey Protein ou a caseína.

Muitas pessoas evitam a proteína da soja por ela conter fitoestrogênios, que são compostos químicos que ocorrem naturalmente nas plantas e que têm propriedades semelhantes às do estrógeno.

Em teoria, isso poderia interferir na produção de outros hormônios anabólicos, especialmente da testosterona. No entanto, um extenso estudo de revisão indicou que nem os alimentos à base de soja nem os suplementos de proteína de soja alteram as medidas de testosterona em homens (1).

Por fim, algumas pessoas também evitam a proteína de soja por questões éticas, uma vez que a maior parte da produção agrária da soja envolve produtos geneticamente modificados.

Quais as outras alternativas de proteína para os vegetarianos?

Antes de se discutir sobre as opções de proteína na Dieta Vegetariana, é preciso considerar que existem diferentes vertentes do vegetarianismo.

O ponto em comum entre eles é que nenhum consome carne. No entanto, cada um permite mais ou menos alimentos de origem animal dentro da dieta:

  • Ovolactovegetarianos: não consomem carne, mas consomem ovo e leite.
  • Lactovegetarianos: não consomem carne nem ovos, mas consomem leite;
  • Vegetarianos estritos: consomem apenas alimentos de origem vegetal, excluindo todo e qualquer item de origem animal da dieta;
  • Veganos: O veganismo, na verdade, não é uma dieta, mas sim um estilo de vida. A alimentação do vegano é a mesmo do vegetariano estrito, a diferença é que o vegano estende o consumo a outros aspectos, não apenas o alimentar. O vegano não se utiliza de vestimentas, cosméticos e outros produtos com origem animal.

Leite e seus derivados, incluindo os suplementos Whey Protein e Caseina, são excelentes opções de proteína para os ovolactovegetarianos e lactovegetarianos. O ovo é também uma opção de primeira linha para os ovolactovegetarianos.

Proteina da ervilha

A proteína da ervilha é a principal fonte de proteína vegetal depois da proteína da soja.

Ela tem a vantagem de ser hipoalergênica, o que a torna uma boa opção para pessoas com alergia à soja.

Ela é também a melhor opção para vegetarianos e veganos preocupados com o consumo de produtos geneticamente modificados, que por isso evitam o consumo da soja.