medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Pneumonia em crianças

Especificidades da pneumonia em crianças

A pneumonia é uma forma de infecção respiratória aguda que afeta os pulmões de crianças e adultos.

Os pulmões são formados por pequenos sacos chamados alvéolos, que se enchem de ar quando uma pessoa respira. Quando uma pessoa desenvolve pneumonia, estes alvéolos ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e pouco eficiente.

limita a ingestão de oxigênio.

A pneumonia é a principal causa de morte decorrente de infecção em crianças, representando aproximadamente 14% das mortes em crianças menores de 5 anos de idade (1).

Enquanto a maioria das crianças saudáveis ​​pode combater a pneumonia de forma eficaz, as crianças com doenças que comprometem o sistema imunológico tendem a apresentar uma evolução menos favorável.

Quais as causas da pneumonia em crianças?

A pneumonia pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, incluindo vírus, bactérias e fungos.
Os mais comuns são os seguintes:

  • Streptococcus pneumoniae: causa mais comum de pneumonia bacteriana em crianças.
  • Haemophilus influenzae tipo b: segunda causa mais comum de pneumonia bacteriana.
  • Vírus sincicial respiratório: causa viral mais comum de pneumonia.
  • Em bebês infectados pelo HIV, o Pneumocystis jiroveci é uma das causas mais comuns de pneumonia. Este fungo é responsável por pelo menos um quarto de todas as mortes por pneumonia em bebês infectados pelo HIV.

Como ocorre a transmissão da pneumonia?

A pneumonia pode se espalhar de diferentes maneiras. Os vírus e bactérias comumente encontrados no nariz ou na garganta de uma criança podem infectar os pulmões se forem inalados.

Eles também podem se espalhar por meio de gotículas presentes na tosse ou espirro. Quando isso acontece, os germes podem ficar nas mãos, brinquedos, maçanetas, tecidos e outras superfícies. A pessoa saudável coloca a mão nestas superfícies contaminadas e depois leva a mão até a boca.

Sinais e sintomas da pneumonia em crianças

Os sinais e sintomas da pneumonia viral e bacteriana são semelhantes. No entanto, os sintomas da pneumonia viral podem ser mais numerosos do que os sintomas da pneumonia bacteriana.

Em crianças com menos de 5 anos de idade que apresentam tosse e/ou dificuldade respiratória, com ou sem febre, a pneumonia é diagnosticada pela presença de respiração rápida ou retração da parede torácica inferior, onde o tórax se move para dentro ou retrai durante a inalação.

Os sibilos, um tipo de respiração ruidosa e audível, são mais comuns em infecções virais.

Bebês gravemente doentes podem ser incapazes de se alimentar ou beber e também podem apresentar inconsciência, hipotermia e convulsões febris em decorrência da doença.

Qual o tratamento da pneumonia em crianças?

O tratamento da pneumonia tem por objetivo a cura da infecção, a prevenção e o tratamento das complicações. Ele é geralmente conduzido pelo pneumologista pediátrico.

Pacientes previamente hígidos e imunocompetentes, com pneumonia comunitária, geralmente podem ser tratados em casa com antibióticos.

O antibiótico de primeira linha para o tratamento da pneumonia em crianças é a amoxicilina.

Ainda que a maioria dos sintomas desapareça em poucos dias ou semanas, a sensação de cansaço pode persistir por um mês ou mais.

Antitérmicos /analgésicos são usados conforme a necessidade, no caso de febre ou dor.

Nos casos de evolução mais desfavorável, pode ser necessário o tratamento com oxigênioterapia ou até mesmo com a ventilação assistida.