Pesquisar

Extrusão do Menisco

Extrusão do Menisco


Extrusão do Menisco é uma condição na qual o menisco encontra-se deslocado para fora do joelho, de forma que ele perde sua capacidade de absorver cargas sobre a articulação.

Deslocamentos dos meniscos por mais de 3mm para além das margens ósseas são consideradas significativas e se comportam como um joelho após a retirada dos meniscos.


Causa da Extrusão do Menisco


A Extrusão do Menisco acontece quando o menisco perde sua fixação natural ao osso, geralmente após uma lesão na raiz do menisco, uma lesão radial do menisco ou, eventualmente, uma lesão complexa/degenerativa do menisco.

Lesões longitudinais ou verticais, uma vez que não comprometem as fibras circunferenciais e a fixação do menisco, não estão diretamente associadas à Extrusão do Menisco.

Ao apoiar o peso do corpo sobre os joelhos, os meniscos ficam expostos a forças de compressão, que tendem a “expulsá-los” para fora da articulação.

Na ausência de uma fixação óssea adequada, eles são expulsos da articulação.

Consequências da Extrusão do Menisco


Os meniscos habitualmente ocupam o espaço entre o fêmur e a tíbia, e a extrusão meniscal contribui para o estreitamento deste espaço.

Em decorrência disso, o joelho gradualmente perde seu alinhamento e passa a desenvolver deformidades em varo (quando o menisco medial é acometido) ou em valgo (quando o menisco lateral é acometido).

A pressão de contato sobre a cartilagem aumenta e o joelho desenvolve desgaste da cartilagem. A extrusão do menisco é um preditor independente de progressão da artrose do joelho.

Tratamento


O tratamento da Extrusão do Menisco depende da causa da extrusão e da qualidade tecidual do menisco.

A maior parte dos casos está associada a lesões degenerativas do menisco em um joelho com artrose.

O paciente apresenta dor de início gradual e sintomas mais relacionados à artrose do joelho do que ao menisco propriamente dito. Nestes casos, o tratamento deve ser sem cirurgia e direcionado para a artrose do joelho.

No caso de lesões meniscais agudas, especialmente na lesão radial ou lesão da raiz do menisco, em paciente jovem e sem sinais de artrose do joelho, o tratamento cirúrgico deve ser considerado.

O objetivo deve ser, sempre que possível, recolocar o menisco em seu local de origem seguido de reparo do mesmo.

A artroscopia do joelho para reparo do menisco (meniscectomia ou sutura do menisco) não tem indicação no paciente com lesão associada a mau alinhamento do joelho, problema muitas vezes associado à Extrusão do Menisco.

Nestes casos, uma opção a ser considerada é a osteotomia do joelho, cirurgia que busca corrigir o mau alinhamento, levando a uma redistribuição de forças e poupando o compartimento comprometido.