Pesquisar

Laringite

O que é a Laringite?

A laringite é uma inflamação da laringe, podendo ser decorrente de uso excessivo, irritação ou infecção.

A laringe é uma estrutura tubular que faz parte do sistema respiratório, localizada entre a faringe (próximo à boca) e a traqueia. Ela é composta de cartilagem e músculos, na região superior do pescoço.

Além disso, é na laringe que ficam as cordas vocais, que são duas dobras de membrana mucosa. Assim, a laringe tem um papel tanto na respiração como na fonação.

Com a laringite, as cordas vocais ficam inflamadas e a voz fica rouca. Em alguns casos, a voz pode se tornar quase indetectável.

A maioria dos casos é desencadeada por uma infecção viral temporária e não é grave. Entretanto, a rouquidão persistente às vezes pode sinalizar uma condição médica subjacente mais grave.

 

Sintomas

O sinal mais comum é a rouquidão, que pode variar desde uma leve rouquidão até a perda quase total da voz. Isso depende da intensidade da inflamação.

Além da rouquidão, o paciente pode apresentar:

  • Voz fraca ou perda de voz
  • Sensação de cócegas e crueza na garganta
  • Garganta seca e dor de garganta
  • Tosse seca

Quais as causas da Laringite?

A maioria dos casos de laringite é temporária e melhora com a resolução da causa subjacente. As principais causas para a laringite aguda incluem:

  • Infecções virais;
  • Tensão vocal, causada por gritos ou uso excessivo de sua voz;
  • Infecções bacterianas, embora sejam menos comuns.

A laringite que dura mais de três semanas é conhecida como laringite crônica. Este tipo de laringite geralmente é causado pela exposição a irritantes, incluindo:

  • Alcoolismo;
  • Uso excessivo habitual de sua voz (incluindo cantores e líderes de torcida).

A laringite crônica pode provocar secundariamente a formação de pólipos ou nódulos nas cordas vocais.

Além disso, é preciso considerar outras causas menos comuns de rouquidão crônica, incluindo:

  • Infecções bacterianas ou fúngicas;
  • Câncer;
  • Paralisia das cordas vocais, que pode resultar de lesão nervosa devido a cirurgia, lesão no peito ou pescoço, câncer, distúrbios nervosos ou outras condições de saúde.

Diagnóstico

Nos casos mais leves e agudos, a laringite pode ser tratada com base apenas na história clínica, sem a necessidade de nenhum exame comprobatório.

Os casos de laringite crônica, por outro lado, exigem investigação adicional. Geralmente isso é feito pelo Médico Otorrinolaringologista

Isso pode incluir:

Laringoscopia

Exame no qual as cordas vocais são avaliadas visualmente por meio de um laringoscópio. Este equipamento é formado por um pequeno tubo iluminado e com uma câmera na ponta. O  laringoscópio é introduzido pelo nariz e usado para filmar a parte de trás da garganta.

Com isso, é possível também avaliar o movimento das cordas vocais enquanto o paciente fala.

Biópsia

Uma vez identificada alguma lesão suspeita durante a laringoscopia, poderá ser feita uma biópsia para avaliar o tecido ao microscópio.

Tratamento da Laringite Aguda

Na maior parte das vezes, a laringite aguda melhora dentro de aproximadamente uma semana, independentemente de qualquer forma de tratamento.

Entretanto, algumas medidas de autocuidado, como repouso vocal, hidratação e umidificação do ar, também podem ajudar a melhorar os sintomas.

Medicações analgésicas, anti-alérgicas ou corticoides inalatórios também podem ser considerados.

Tratamento da Laringite Crônica

O mesmo tratamento usado na laringite aguda também deve ser considerado, incluindo repouso vocal, hidratação e umidificação do ar.

Medicações analgésicas, anti-alérgicas ou corticoides inalatórios também podem ser considerados.

Entretanto, é importante que se identifique e trate a causa do problema. 

Isso pode incluir, entre outras coisas:

  • Abstinência a álcool, tabaco ou outros irritantes
  • Antibióticos, no caso de suspeita de infecção bacteriana.

Cirurgia para tratamento da Laringite

A cirurgia é considerada especialmente em casos de laringite crônica nas quais a laringoscopia identifica pólipos ou uma corda vocal solta ou paralisada.