medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Joelho Valgo no Adulto

Joelho Valgo no Adulto


O Joelho Valgo é também conhecido como Geno Valgo ou pernas em tesoura. Os joelhos ficam próximos um do outro e os pés se afastam. Ele deve ser diferenciado do joelho varo, condição em que ocorre o oposto: os pés se encostam e os joelhos se afastam.

joelho valgo

Qual a causa do Joelho Valgo?


O Joelho Valgo é uma condição comum em crianças pequenas. Elas apresentam este tipo de alinhamento a partir dos 2 anos de idade e isso se torna mais proeminente entre os 3 e os 4 anos. Depois, o valgo diminui gradativamente até os 7 anos, quando a criança passa a ter um alinhamento próximo do que terá na idade adulta.

Cerca de 10% das pessoas persistem com o Joelho Valgo durante a idade adulta. Isso acontece mesmo sem nenhuma causa aparente. Nestes casos, o alinhamento do joelho representa uma característica anatômica própria do paciente, ao que se denomina de Joelho Valgo fisiológico. Ele é ligeiramente mais comum em mulheres e obesos. Muitas vezes, são pessoas que apresentam pais ou irmãos com alinhamento semelhante.

O Joelho Valgo, ainda que fisiológico, gera uma sobrecarga no compartimento lateral do joelho. O paciente fica então mais vulnerável para a artrose no joelho, lesão da cartilagem articular, lesão no menisco ou mesmo para lesões ligamentares do joelho.

Estas lesões podem ser tanto causa como consequência do alinhamento em valgo, que passa a ser considerado patológico e não mais fisiológico. Deformidades progressivas e assimétricas (com alinhamento diferente de um joelho em relação ao outro) são sugestivos de um Joelho Valgo patológico. Estes casos precisam ser investigados e tratados.

Diagnóstico


O diagnóstico do Joelho Valgo é feito pelo Ortopedista Especialista em Joelho a partir da avaliação clínica. Olhando o paciente de frente, os joelhos se aproximam um do outro e os pés se afastam. O membro fica com a aparência de uma letra “X” ou de uma tesoura.

Exames de imagem devem ser realizados na presença de dor, instabilidade ou quando o alinhamento de uma perna é diferente da outra.

Paciente com artrose assimétrica no joelho, com acometimento predominante do compartimento lateral, levando assim a uma deformidade em valgo no joelho


A radiografia panorâmica é um raio-X que inclui todo o membro inferior em uma única imagem, desde os quadris até os pés. Ela é importante quando se considera o tratamento cirúrgico, uma vez que permite mensurar a angulação do joelho e avaliar qual osso é responsável pelo mau alinhamento (geralmente o fêmur).

A radiografia simples do joelho é o melhor exame para a identificação de eventual artrose na parte externa do joelho (característico do Joelho Valgo). É possível também avaliar o desgaste nos outros compartimentos. O exame deve ser feito com carga, ou seja, com o apoio do peso sobre o joelho envolvido.

A radiografia da esquerda demonstra uma radiografia normal do joelho, com espaço articular simétrico nos dois compartimentos do joelho. A radiografia da direita demonstra um joelho com desgaste assimétrico, acometendo predominantemente o compartimento lateral, provocando uma deformidade em valgo.

A ressonância magnética pode ser solicitada quando se suspeita clinicamente que o paciente possa apresentar outras lesões associadas ao mau alinhamento. As mais comuns são as lesões no menisco, cartilagem articular e ligamentos do joelho.

Tratamento não cirúrgico


A maior parte dos pacientes com Joelho Valgo apresenta desalinhamento leve a moderado, simétrico e indolor e sem lesões associadas. Nestes casos, nenhum tratamento específico deve ser indicado.

Casos que envolvem artrose do compartimento lateral e instabilidade ligamentar tendem a ser mais sintomáticos e progridem mais rapidamente. Isso é válido especialmente no paciente mais idoso e obeso. Assim, o controle do peso corporal é fundamental no paciente com Joelho Valgo.

Órteses e palmilhas também podem ser consideradas nestes casos. Elas não irão corrigir a deformidade, mas ajudam a melhorar a distribuição de cargas. Assim, podem contribuir para o alívio da dor.

Tratamento cirúrgico do Joelho Valgo

Osteotomia femoral varizante

A osteotomia é um procedimento no qual o osso é cortado (como se tivesse sido quebrado), posicionado em um melhor alinhamento e fixado com uma placa metálica e parafusos.

A maior parte dos casos de Joelho Valgo está associada a problemas no fêmur. Assim, a osteotomia femoral varizante é o procedimento mais indicado. Esta não é uma regra absoluta e existem pessoas em que a deformidade encontra-se na tíbia.

A osteotomia não tem por objetivo curar a artrose. Mas, ao prover um melhor alinhamento, ela permite a melhora nos sintomas, retarda a evolução do desgaste e do desalinhamento e permite o adiamento de uma cirurgia mais definitiva, como a prótese total de joelho.

O procedimento é indicado, principalmente, no caso de pacientes jovens e ativos. Pode, ainda, ser indicado em associação com outros procedimentos, como a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior ou o tratamento de lesões no menisco ou da cartilagem articular.

Prótese de joelho

A Prótese Total do Joelho é um procedimento em que a superfície articular comprometida do joelho é cortada e substituída por um implante específico. Ela permite o tratamento tanto da artrose como do mau alinhamento do joelho.

Esta é uma melhor opção para o tratamento do paciente mais idoso, que necessita de uma solução mais resolutiva e definitiva e, também, para aqueles com desgaste bastante avançado, quando a osteotomia já não é mais uma opção.