medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Infiltração no Joelho com Ácido Hialurônico (Viscossuplementação)

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, um líquido transparente e viscoso produzido pelas membranas sinoviais que revestem as articulações e presente normalmente nas cavidades articulares e bainhas dos tendões.

O líquido sinovial tem a função de lubrificar as articulações, permitindo seu movimento suave e indolor, além de contribuir para a nutrição das células da cartilagem.

As propriedades viscoelásticas do líquido sinovial têm relação direta com o alto teor de ácido hialurônico em sua composição. Pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios da articulação produzem o líquido sinovial com menor concentração de ácido hialurônico, o que prejudica as propriedades viscoelásticas.

Quando é indicada a Viscossuplementação?

O procedimento é recomendado para pacientes com artrose leve a moderada do joelho, com lesões da cartilagem articular ou condromalácia da patela, sempre como terapia auxiliar a outras formas de tratamento, como a fisioterapia e os exercícios físicos em geral.

Não é indicada em pacientes com processo inflamatório significativo ou com artrose avançada. Nestes casos, a Infiltração no Joelho com corticoides pode ser uma melhor alternativa.

Qual é o efeito esperado com a Viscossuplementação?

A Viscossuplementação é um procedimento que tem por objetivo a melhora da dor do paciente com desgaste da cartilagem articular do joelho. Entretanto, não se deve esperar qualquer efeito no sentido de melhora do desgaste ou mesmo uma proteção no sentido de retardar a progressão do comprometimento da cartilagem.

Ainda que algum efeito imediato de melhora da dor possa ser percebido, o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas após o procedimento e persiste por um período médio de um ano (1).

É importante considerar, porém, que a infiltração com ácido hialurônico é feita em pacientes com condições clínicas diversas e diferentes graus de comprometimento da cartilagem articular. A expectativa de melhora é maior para pacientes com comprometimento moderado da cartilagem, quando comparado com pacientes com desgaste muito leve ou muito avançado.


Procedimentos Alternativos

A Infiltração com ácido hialurônico é recomendada principalmente para pacientes com artrose leve a moderada do joelho. No caso de pacientes com artrose mais avançada, outros procedimentos devem ser considerados:

  • A Infiltração do joelho com corticoide é uma opção a ser considerada no paciente com artrose avançada do joelho de aspecto mais inflamatório, com derrame articular significativo;
  • O Bloqueio genicular é um procedimento a ser considerado principalmente no caso de pacientes com artrose avançada no joelho e derrame articular pouco significativo.


Qual o mecanismo de ação do ácido hialurônico no joelho?

Entre os potenciais benefícios da Viscossuplementação, devemos considerar:

  • Efeito lubrificante: possui capacidade de retenção de água, protegendo as articulações contra pressões e impacto;
  • Efeito Nutritivo: regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos);
  • Efeito anti-inflamatório: ao melhorar a nutrição e hidratação da cartilagem, o ácido hialurônico reduz a ativação de células inflamatórias;
  • Estimulante da produção natural do ácido hialurônico: faz a membrana sinovial produzir naturalmente a substância.

Qual a diferença entre os produtos para a viscossuplementação?

Ainda que o ácido hialurônico seja o componente principal de todos os produtos para Viscossuplementação, existe diferença significativa entre os produtos. As principais diferenças estão relacionadas à matéria-prima e ao peso molecular.

Matéria prima

Origem aviária

São produzidos a partir de matéria-prima animal especialmente da crista de galo. Por este motivo, são produtos com potencial alergênico e não devem ser utilizados em pacientes com alergia a qualquer produto de origem aviária. Entre os produtos disponíveis no mercado brasileiro incluem-se o Polireumin® e o Synvisc®.

Origem não aviária

São provenientes da fermentação por bactérias (Streptococcus zooepidemicus) e possuem menor potencial alergênico. Entre os produtos oferecidos no mercado nacional estão: Renehavis®, Synolis®, Fermathron®, Orthovisc®, Osteonil®.

Peso molecular

  • Baixo peso molecular (0,5 a 1MDaltons): possuem maior penetração no tecido cartilaginoso e melhor efeito para a nutrição da cartilagem (melhor efeito biológico). Exemplos: Polireumin®, Fermathron® e Suprahyal®;
  • Peso molecular intermediário (1 a 1,8 MDaltons): oferecem melhor efeito analgésico em relação aos produtos de baixo peso molecular. Exemplos: Osteonil® e Orthovisc®;
  • Alto peso molecular (1,8 a 6 MDaltons): oferecem maior tempo de ação e maior efeito viscoelástico e hidráulico (lubrificação articular). Exemplo: Synolis®, Synvisc®.

Ainda que qualquer companhia busque mostrar seu produto como superior, não existe de fato um tipo de formulação ideal para ser usado em todos os pacientes, devendo a escolha ser feita a partir da avaliação de cada caso.

Como é feita a aplicação do ácido hialurônico?

O procedimento é realizado no consultório, sob condições estéreis (assepsia e antissepsia). Alguns produtos são feitos para aplicações seriadas (de 3 a 5 aplicações), outros são indicados para aplicação única.

Após a infiltração, o paciente pode manter suas atividades rotineiras normalmente, mas, é bom aguardar de 48 a 72 horas para realizar atividades físicas que demandem os membros inferiores. Desconforto local leve é comum e pode ser contornado com a utilização de gelo na região.