medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Hipermetropia

O que é hipermetropia?

Hipermetropia é um problema de visão comum na qual os objetos próximos parecem embaçados.

Ela acontece devido a um problema na refração dos raios de luz, que fica com seu foco atrás da retina, ao invés de ficar focado nela, como deveria acontecer.

Sinais e sintomas da hipermetropia

Algumas crianças com hipermetropia podem não apresentar nenhum sintoma no início. No entanto, quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

  • Dificuldade em ver as coisas de perto
  • Visão cansada
  • Dor de cabeça e dor atrás dos olhos, especialmente ao ler
  • Crianças com hipermetropia grave também podem estar em maior risco de outros problemas oculares, como olhos vesgos ou ambliopia (olho preguiçoso).

Qual a causa da hipermetropia?

A hipermetropia está associada a um problema no formato do olho, da córnea, (camada frontal clara do olho) ou da lente (uma parte interna do olho que ajuda o foco do olho).

A maioria das pessoas com hipermetropia nasce com o problema. No entanto, os sinais e sintomas podem aparecer apenas mais tarde na vida.

Crianças que apresentam pai ou mãe com hipermetropia apresentam risco mais elevado de desenvolver o problema.

Qual a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Tanto a miopia como a hipermetropia como o astigmatismo são problemas relacionados à refração da luz, fazendo com que ela seja focalizada em um ponto incorreto.

  • Nas pessoas com visão normal, a luz é focalizada exatamente sobre a retina;
  • Nas pessoas com miopia, a luz fica focalizada em um ponto atrás da retina, comprometendo a visão para longe;
  • Nas pessoas com hipermetropia, a luz é focalizada à frente da retina, comprometendo a visão para perto;
  • Nas pessoas com astigmatismo, a pessoa possui múltiplos pontos focais, como se a imagem fosse formada em diversos pontos do globo ocular, tanto antes quanto depois da retina. Tanto a visão para perto como para longe ficam comprometidas.

Diagnóstico

A miopia é diagnosticada a partir da história clínica e de um exame oftalmológico básico.

Teste de acuidade visual

O teste de acuidade visual de um paciente com hipermetropia geralmente mostra uma visão preservada para objetos distantes, mas uma dificuldade para perto.

O paciente cobre um olho de cada vez e o oftalmologista pede que ele leia uma tabela oftalmológica com letras ou símbolos de tamanhos diferentes.

Exame microscópico

O oftalmologista usa uma lente especial com uma luz para examinar a condição da retina e do nervo óptico.

Par isso, um colírio é utilizado para dilatar as pupilas, fornecendo uma melhor visão da parte interna do olho. Isso deixa os olhos mais sensíveis, de forma que o uso de óculos escuros por algumas horas.

Seus olhos provavelmente ficarão sensíveis à luz por algumas horas. Use os óculos de sol provisórios fornecidos pelo especialista ou os seus próprios óculos de sol.

Tratamento da Hipermetropia

O objetivo do tratamento da hipermetropia é ajudar a focalizar a luz na retina, o que é feito por meio do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.

Lentes corretivas

O uso de lentes corretivas busca neutralizar a curva da córnea para controlar melhor a refração da luz. Tanto os óculos como as lentes de contato podem ser utilizadas com esta finalidade.

cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa busca remodelar a córnea de forma a reduzir a necessidade de óculos e lentes de contato.
Diferentes técnicas podem ser utilizadas com esta finalidade.