Higiene bucal do bebê e da criança
Qual a importância da Higiene Bucal para o bebê e a criança?
Muitas pessoas pensam equivocadamente que, como os dentes de leite caem e são substituídos pelos permanentes, a importância da higienização seria menor.
Os dentes de leite exercem um papel fundamental na mastigação da criança, no desenvolvimento dos maxilares e da musculatura orofacial e no posicionamento dos dentes permanentes na arcada. Ou seja, o modo como esses dentes temporários são cuidados pode comprometer diretamente os dentes permanentes, uma vez que os mesmos estão se formando abaixo dos dentes de leite. Lesões nos dentes temporários, por exemplo, podem ocasionar deformidades e manchas nos dentes permanentes.
Como regra geral, bebês e crianças podem sofrer com os mesmos problemas associados com a má higiene bucal nos adultos, incluindo cáries, doenças endodônticas (no nervo do dente) ou até mesmo perda dos dentes.
Uma primeira diferença básica nos cuidados com os dentes infantis é que, nos primeiros anos de vida, quem faz (e deve fazer) a higiene bucal é a mãe. Este é um momento de instituir o hábito de higiene bucal e ensinar a criança de como fazê-lo.
Outras diferenças serão discutidas ao longo deste artigo.
Como deve ser feita a higiene bucal do bebê sem dentes?
A higiene bucal do bebê sem dentes deve ser iniciada antes mesmo de os dentes de leite nascerem. A limpeza e a massagem da gengiva antes da irrupção do primeiro dente de leite favorecem o estabelecimento de uma microbiota saudável e ajuda o processo de irrupção dos dentes em um meio ambiente limpo, sem resíduos alimentares e biofilmes. Além disso, ela motiva a criança a ter bons hábitos de higiene, o que será importante no momento em que os dentes aparecerem. Por este motivo, gengivas, língua e bochecha devem ser sempre limpos após cada mamada, a fim de remover resíduos lácteos. A limpeza deve ser feita com gaze ou tecido macio umedecido em água filtrada enrolada no dedo. Passe por toda a boquinha do bebê com movimentos leves. Isso também ajuda a aliviar o incômodo na fase do nascimento dos dentes.
Como deve ser a higiene dental do bebê na fase dos primeiros dentes?
Uma vez que os dentes começam a aparecer, devemos iniciar a higienização da boca e dos dentes. O recomendado é espalhar uma gota, do tamanho de um grão de arroz cru, de creme dental com flúor em uma escova de cerdas macias com uma cabeça pequena.
A higienização deve ser feita após cada alimentação, aumentando gradualmente a quantidade de pasta dental. A escovação noturna é mais importante para evitar cáries, por isso a criança não pode dormir sem fazer a higiene bucal. Para evitar que seu filho ingira muito flúor, o que leva a uma condição chamada fluorose, limpe todos os resíduos de pasta dental ao escovar.
Quando os dentes do seu bebê se tocam, é hora de começar a passar fio dental. Lembre-se de escovar levemente a língua ao final, já que ela costuma ser esquecida
Quando levar o filho a um odontopediatra?
O recomendado é agendar uma consulta quando o primeiro dente aparecer ou o mais tardar no primeiro aniversário do bebê. Os odontopediatras podem detectar cáries dentárias precocemente e fornecer informações sobre o desenvolvimento oral e facial adequado, assim como as melhores medidas preventivas da cárie, a higiene bucal e dental.
Vale lembrar que a cárie é uma doença silenciosa, que pode se desenvolver durante algum tempo sem que a criança tenha qualquer queixa a ela relacionada.
Como formar o hábito de escovar os dentes no filho?
A única forma é de tornar a escovação um hábito é estabelecer rotinas saudáveis e lúdicas com a criança. Lembre-se que os bebês e crianças aprendem brincando. Se as memórias da brincadeira forem positivas, estas rotinas farão parte da vida dela como uma experiência prazerosa, mesmo quando os pais não escovarem mais os dentes por eles. Com isso, queremos dizer que a escovação dos dentes e a limpeza da boca devem ser um momento lúdico. Abaixo seguem algumas dicas importantes;
- Escove a gengiva após cada mamada, todos os dias, com carinho e entoando uma música agradável;
- Depois que nascerem os dentes, mantenha este hábito com escovas de dente ou dedeiras;
- Quando a criança estiver um pouco maior, deixe ela escovar sozinha e ao final parabenize-a pelo feito, isso reforça positivamente o que ela acabou de fazer;
A seguir, é a sua vez de escovar, para uma limpeza mais detalhada na parte de fora e de dentro dos dentes e inclusive a língua;
- Mantenha esta ação até perceber que a própria criança se “preocupa” em escovar os dentes e se dirige ao banheiro sem a sua participação e vá observando se ela mantém este hábito.
Seu filho e vocês, pais, irão se beneficiar com estas medidas, evitando procedimentos invasivos bucais durante a infância, adolescência e esperamos, também, na idade adulta.