medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Harmonização facial

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial ou orofacial se refere a um conjunto de procedimentos estéticos que busca prover um melhor equilíbrio funcional e estético da face.

Estes procedimentos buscam harmonizar e integrar a estética do rosto (lábios, funções musculares faciais e marcas de expressão facial) e da boca (dentes e gengiva).

A harmonização facial deve ser individualizada para cada pessoa e poderá envolver tanto procedimentos cirúrgicos como não cirúrgicos.

Quais os procedimentos que podem fazer parte de uma harmonização facial?

Diferentes procedimentos podem fazer parte de uma harmonização facial, incluindo:

Qual o profissional habilitado para realizar a harmonização facial?

A harmonização facial pode englobar diferentes tipos de procedimentos que devem ser escolhidos caso a caso, cada uma deles podendo ser feito por diferentes profissionais.

Cirurgiões plásticos, dermatologistas ou cirurgiões dentistas estão todos habilitados a realizarem procedimentos de harmonização facial. Não significa que eles possam realizar qualquer tudo o que uma harmonização pode oferecer.

O dentista, por exemplo, pode ser o melhor profissional para a correção de um sorriso gengival. No entanto, ele não está habilitado a realizar uma otoplastia.

Qual o resultado esperado com a harmonização facial?

O resultado da harmonização facial pode ajudar muito na melhora da autoestima do paciente. No entanto, é preciso que se tenha uma expectativa realista quanto ao procedimento.

O procedimento não irá alterar a aparência fundamental do rosto e não pode interromper o processo de envelhecimento. Assim, as feições individuais devem ser sempre respeitadas.

O que se busca é sempre melhorar o equilíbrio entre as estruturas da face. Isso não significa, por exemplo, deixar o rosto parecido com o de um determinado artista famoso.