Gastroplastia Endoscópica
O que é a gastroplastia endoscópica?
A Gastroplastia Endoscópica é uma alternativa à cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade. Trata-se de um procedimento menos invasivo, realizada com o auxílio de um aparelho de endoscopia.
Técnica cirúrgica
A Gastroplastia Endoscópica é feito sob anestesia geral.
Inicialmente, um tubo (endoscópio) é inserido pela boca. Ele é então direcionado pela garganta até o estômago.
A seguir, um dispósitivo de sutura é introduzido através deste tubo e usado para dar pontos no estômago.. O objetivo é a redução do tamanho da cavidade gástrica. Com isso, ele reduz a quantidade total de alimentos que o estômago é capaz de armazenar.
O período de internação após a Gastroplastia endoscópica é geralmente de 24 horas.
Após o procedimento, geralmente o paciente não terá permissão para comer por algumas horas. Passado esse prazo, ele poderá iniciar uma dieta líquida, que deverá ser mantida por pelo menos duas semanas.
A seguir são gradativamente introduzidos alimentos
Por fim, semi sólidos sáo introduzidos de forma gradativa até chegar em uma dieta saldável regular.
Qual a indicação da Gastroplastia endoscópica?
A gastroplastia endoscópica é indicada para pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 30, que não tiveram sucesso em perder de peso apenas com a modificação do estilo de vida e medicamentos.
Ela deve ser considerada especialmente para pacientes qu não se qualificam ou não desejam realizar a cirurgia bariátrica tradicional.
São indicações para a Gastroplastia endoscópica:
- Obesidade grau I (IMC entre 30 e 35)
- Obesidade grau II (IMC entre 35 e 40) e sem nenhuma doença associada.
A gastroplastia endoscópica não deve ser indicada como medida inicial para a perda de peso.
Muitas pessoas pensam que a cirurgia é uma “saída mais fácil” no combate à obesidade, o que não é verdade.
Apesar de ser uma ferramenta poderosa para quem precisa perder peso, grandes resultados não são garantidos e dependem em grande parte da vontade e da capacidade do paciente de viver um estilo de vida mais saudável após o procedimento.
Nem todos os pacientes toleram os sacrifícios necessários após a cirurgia e isso certamente levará a uma falha da Gastroplastia endoscópica.
Para minimizar este risco, é fundamental que as mudanças de estilo de vida sejam testadas com sucesso antes da cirurgia.
Qual o resultado esperado com a Gastroplastia Endoscópica?
A gastroplastia endoscópica leva a uma perda de peso significativa, mas menor do que as cirurgias bariátricas. OS pacientes perdem em média 20% do peso corporal total um ano após a cirurgia.
O problema é que, infelizmente, os pontos de sutura tendem a se afroxar com o tempo. Assim, o reganho de peso é muito mais comum do que com outras técnicas bariátricas.
Quais os benefícios da Gastroplastia endoscópica?
Entre os benefícios da Gastroplastia endoscópica, incluem-se:
- O procedimento é minimamente invasivo, reduzindo o risco de complicações operatórias e permitindo o rápido retorno às atividades diárias.
- A recuperação ao procedimento é mais rápida quando comparado à cirurgia bariátrica. O paciente fica apenas um dia internado e é capaz de reassumir suas atividades rotineiras após poucos dias.
- O risco de deficiências nutricionais também é menor
- Embora não tenha sido projetada para ser um procedimento temporário, a gastroplastia endoscópica pode ser revertida.
Quais os problemas da Gastroplastia Endoscópica?
O principal problema da Gastroplastia Endoscópica é que ela leva a uma perda de peso mais limitada (ainda que significativa) quando comparado com a cirurgia bariátrica. Além disso, os pontos de sutura tendem a afrouxar com o tempo, de forma que o reganho de peso é muito mais comum do que com outras técnicas bariátricas.