Excesso de Pele pós Cirurgia Bariátrica
Excesso de pele pós cirurgia bariátrica
O excesso de pele é um problema comum, quase inevitável, da Cirurgia bariátrica. Isso porque o excesso de peso e a obesidade esticam significativamente a pele, mas a capacidade de ela encolher após a cirurgia é limitada.
Quanto maior a quantidade de peso perdida, maior a probabilidade de a pele ficar redundante e flácida.
A idade também é importante. Isso porque, à medida em que envelhecemos, a elasticidade da pele diminui. Por fim, há também um componente genético envolvido na elasticidade da pele.
A técnica cirúrgica utilizada também faz diferença. Procedimentos como o Bypass gástrico, que proporcionam perda de peso muito rápida no período pós-operatório inicial, têm maior probabilidade de causar excesso de pele. Já o Sleeve gástrico, que pode ter perda de peso inicial mais lenta, tende a ter menos problemas com a pele. Isso acontece mesmo que os resultados após três ou cinco anos sejam comparáveis.
Quais os problemas relacionados ao excesso de pele?
O problema mais prontamente reconhecido do excesso de pele pós cirurgia bariátrica está relacionado à estética.
Entretanto, outros problemas não devem ser menosprezados, incluindo:
- Dor;
- Problemas de higiene;
- Erupções cutâneas;
- Feridas na pele.
Como evitar o excesso de pele após a cirurgia bariátrica?
O excesso de pele não é totalmente evitável. Entretanto, algumas medidas podem ser adotadas para minimizar o problema, incluindo:
- Dieta: a gordura insaturada (“gordura boa”), presente em alimentos como o abacate e o salmão, contêm propriedades que melhoram a elasticidade da pele. Além disso, a hidratação é importante e também está associada a uma melhor elasticidade da pele;
- Cremes: diversos cremes podem ser considerados para melhorar as propriedades elásticas da pele.
Tratamento cirúrgico
O excedente de pele pode ser removido de forma cirúrgica.
Este é muitas vezes o último passo na recuperação de uma cirurgia bariátrica.
Para realizar a cirurgia, os pacientes devem apresentar uma estabilidade do peso de pelo menos alguns meses, o que geralmente acontece após aproximadamente dois anos. Isso é importante porque as oscilações significativas de peso, com ganho ou perda, pode afetar a estética da cirurgia e causar resultados abaixo da expectativa.
Diversos procedimentos podem ser indicados de acordo com a quantidade de pele excedente e da localização da flacidez, sendo o conjunto destes procedimentos denominados de Cirurgias reparadoras pós-bariátrica. Entre os procedimentos mais comuns, devemos considerar:
- Paniculectomia: retirada do excesso de pele na região abdominal;
- Mamoplastia: retirada do excesso de pele na região das mamas, deixando-as com aspecto mais firme. Nas mulheres que assim o desejarem, pode ser combinada com a colocação de uma prótese;
- Cirurgia de contorno corporal: também conhecida como body lifting, esta cirurgia corrige a flacidez de diversos locais do corpo de uma só vez, dando uma aparência mais tonificada e delineada ao corpo. Isso inclui especialmente o tronco, abdome e pernas.