Pesquisar

Eletroencefalograma

O que é o Eletroencefalograma?

O eletroencefalograma é um exame que usa pequenos elétrodos presos ao couro cabeludo para avaliar a atividade elétrica cerebral.

Ele funciona de forma parecida com um eletrocardiograma, feito para avaliar a atividade elétrica do coração.

Durante o exame, a atividade cerebral poderá ser estimulada por meio de estímulos luminosos. O paciente pode também ser orientado a realizar cálculos simples ou ler um texto, entre outros estímulos.

Em resposta a estes estímulos, os neurônios produzem uma resposta, que é coletada pelos eletrodos e expressa através de um traçado eletroencefalográfico.

Qual a indicação para o Eletroencefalograma?

O eletroencefalograma é um dos principais testes de diagnóstico para epilepsia.
Além disso, ele pode ajudar na avaliação e diagnóstico de outras condições, incluindo:

O EEG também pode ser usado para confirmar a morte cerebral em um paciente que esteja em coma persistente. O exame é necessário, por exemplo, para que possa ser realizada uma doação de órgãos.
Por fim, o eletroencefalograma pode ser feito por motivos ocupacionais em indivíduos sem queixas neurológicas. Isso é feito no caso de atividades com risco tanto para sí, quanto para outras pessoas que dependem do seu serviço. Pilotos de avião, motoristas, alpinistas industriais e outros profissionais que realizam trabalhos em altura podem ser recomendados a fazer o exame.

Preparo para o Eletroencefalograma

Para realizar o eletroencefalograma, o paciente poderá lavar normalmente o cabelo antes. Entretanto, não se deve usar condicionador, cremes para o cabelo, sprays ou géis modeladores nas 24 horas anteriores.

Estes produtos podem dificultar a aderência dos adesivos que prendem os eletrodos ao couro cabeludo e, desta forma, podem atrapalhar a interpretação do exame.

Dependendo do objetivo do exame, o neurologista poderá recomendar não dormir na noite anterior ao exame ou dormir um período menor do que o habitual.

Como o exame é realizado?

Antes da realização do exame, um técnico mede a cabeça do paciente e realiza marcações nos locais onde os elétrodos serão introduzidos.

Os elétrodos são então fixados por meio de um adesivo especial.

Em alguns casos, uma touca elástica equipada com eletrodos poderá ser utilizada. Os eletrodos são conectados por fios a um instrumento que amplifica e registra as ondas elétricas cerebrais.

Uma vez que os eletrodos estejam no lugar, a duração do exame varia entre 20 e 40 minutos.

Em alguns casos, pode ser necessário que o paciente durma durante o exame. Nestes casos, a duração do exame pode ser maior.

Durante o exame, o técnico pode pedir que você abra e feche os olhos, faça alguns cálculos simples, leia um parágrafo, olhe uma foto, respire fundo por alguns minutos ou olhe para uma luz piscando.