Distúrbios Menstruais na Adolescência
Primeira menstruação
Alguns distúrbios menstruais na adolescência podem marcar este período da fase menstrual. A primeira menstruação, também chamada de menarca, é considerada normal quando acontece entre os 10 e os 15 anos de idade. Antes dos 10 anos, ela caracteriza uma puberdade precoce e, depois dos 15 anos, uma puberdade tardia.
Sangramento Vaginal Anormal
O sangramento vaginal anormal é responsável por aproximadamente 50% das queixas ginecológicas dos distúrbios menstruais na adolescência.
O sangramento excessivo, irregular e não doloroso é frequente nos primeiros dois ou três anos após a primeira menstruação.
Ele acontece em decorrência dos ciclos anovulatórios, causada pela imaturidade do eixo hormonal entre o hipotálamo e a hipófise.
O hipotálamo e a hipófise são as regiões do cérebro que regulam a produção de estrógeno e progesterona pelos ovários, hormônios que regulam o ciclo menstrual.
Investigação do Sangramento Vaginal Anormal nos Distúrbios Menstruais na Adolescência
A maior parte dos casos de sangramento anormal na adolescência está relacionada a uma condição fisiológica que tende a se regular naturalmente à medida em que o eixo hipotálamo-hipofisário amadurece.
Entretanto, é preciso levar em consideração a possibilidade de outras causas, incluindo:
- Gravidez;
- Anormalidades no útero, como a endometriose, endometrite, pólipos uterinos ou mioma uterino;
- Anormalidades da vagina, incluindo absorvente intra vaginal retido ou vaginose bacteriana;
- Distúrbios endócrinos, como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
- Distúrbios hematológicos que levem a uma dificuldade em parar com os sangramentos.
A investigação, desta forma, deve incluir uma história clínica e exame ginecológico completo.
Exames adicionais podem ser considerados em alguns casos.
Tratamento do Sangramento Vaginal Anormal
Algumas meninas podem ser simplesmente acompanhadas, sendo que os ciclos menstruais tendem a se regularizar em um médio prazo.
Quando necessário, a maioria das mulheres conseguem regular o ciclo por meio de pílulas anticoncepcionais combinadas, contendo estrogênio e progesterona.
Amenorreia na Adolescência
A amenorreia é definida como a ausência de menstruação espontânea em mulheres durante a idade reprodutiva.
Em adolescentes, ela é dividida em duas formas:
- Amenorreia Primária: ausência de menstruação até os 15 anos de idade na presença de características sexuais secundárias normais e crescimento regular; ou à ausência de características sexuais secundárias em uma menina de 13 anos de idade;
- Amenorreia Secundária: ausência de menstruação por mais de 3 meses, em uma menina que já teve uma menstruação prévia.
A amenorreia está geralmente associada a um quadro de deficiência energética prolongada.
Entretanto, outras causas também precisam ser consideradas, como a Síndrome dos Ovários Policísticos.
Embora a amenorreia possa acontecer em qualquer idade, as meninas adolescentes são especialmente vulneráveis. Isso ocorre em decorrência da preocupação excessiva com o peso e a estética corporal, o que é comum nesta fase da vida, aliado a uma menor compreensão sobre dietas e padrões alimentares.
O risco de deficiência energética aumenta ainda mais no caso de adolescentes atletas. Isso acontece devido ao maior gasto energético, associado aos outros fatores descritos acima.
A Deficiência Energética no Esporte é mais comum em modalidades com apelo a um baixo peso corporal, como a Ginástica ou o Ballet.
A amenorreia pode ser o primeiro sinal da deficiência energética na mulher adolescente, sendo assim uma oportunidade de realizar intervenções antes que outras complicações se façam presentes.