Distúrbios da Aprendizagem – Abordagem Fonoaudiológica
Distúrbios de aprendizagem
Os distúrbios da aprendizagem são aqueles que impedem ou dificultam o aprendizado da linguagem escrita e leitura.
Na maioria das vezes, eles vêm acompanhados de alterações de desenvolvimento motor, da linguagem e cognitivos na criança.
Podem fazer parte deste quadro as deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.
Por este motivo, a avaliação e o tratamento dos distúrbios da aprendizagem devem envolver a participação de profissionais de diferentes áreas, incluindo neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, pediatras, psicomotricistas, psicopedagogos e psiquiatras.
Como identificar um distúrbio de aprendizagem?
Em muitos casos, crianças com distúrbios de aprendizagem podem ser julgadas como “preguiçosas” ou “desatentas”.
Elas podem ser lentas para aprender os nomes das cores ou das letras, para atribuir palavras a objetos familiares, para contar e para progredir em outras habilidades de aprendizagem iniciais. Elas podem demorar para aprender a ler e escrever.
Outros sintomas que podem estar envolvidos incluem um período de concentração curto e a distração fácil – semelhante ao que acontece no caso do Transtorno do Déficit de Atenção ou Hiperatividade – TDAH – além de problemas de fala/linguagem, dificuldade em compreender informações faladas e memória curta.
As crianças afetadas podem ter dificuldade com atividades que exigem coordenação motora fina, como escrever e copiar, e podem ter uma letra ruim ou segurar o lápis de forma estranha. Podem também ter dificuldade em organizar ou iniciar tarefas ou recontar uma história ordenadamente, ou podem confundir símbolos matemáticos e fazer leitura errada de números.
Algumas crianças podem se sentir inicialmente frustradas, vindo mais tarde desenvolver problemas comportamentais, como se distrair facilmente, ser hiperativas, retraídas, tímidas ou agressivas. Os distúrbios de aprendizagem e o TDHA frequentemente ocorrerem juntos.
Quais são os transtornos de aprendizagem mais comuns?
Os principais transtornos de aprendizagem incluem:
- Acalculia: incapacidade de realizar cálculos matemáticos simples;
- Aglossia: dificuldade para se expressar;
- Discalculia: desordem neurológica que afeta a habilidade de entender e manipular os números;
- Disgrafia: dificuldade de escrever (caligrafia e coerência);
- Dislexia: dificuldade de ler, escrever e soletrar;
- Disortografia: dificuldade no desenvolvimento da linguagem escrita;
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): síndrome caracterizada pela desatenção e impulsividade das crianças.
Quais são as causas dos distúrbios de aprendizagem?
As causas dos transtornos de aprendizagem podem ser biológicas, genéticas e ambientais.
Uma mãe que teve contato com drogas durante a gestação, ou alguma doença, por exemplo, trabalhos de parto demorados ou com traumas, icterícia grave, asfixia perinatal ou prematuridade tem uma maior probabilidade de ter um filho com distúrbio de aprendizagem. Perdas auditivas e visuais estão também entre as possíveis causas de origem biológica.
Já as causas ambientais referem-se aos estímulos que o bebê recebe, que podem, por um lado, comprometer o seu desenvolvimento, e por outro, estimulá-lo a crescer.
Tratamento dos transtornos de aprendizagem
Algumas crianças podem precisar de medicamentos prescritos pelo médico neurologista ou psiquiatra para o tratamento dos distúrbios de aprendizagem. Assim, a avaliação por estes profissionais de faz necessária.
Outras crianças serão beneficiadas também por terapias psicológicas, psicopedagógicas, fonoaudiológicas, psicomotoras e áreas afins. Tudo vai depender da idade da criança, gravidade do quadro, causa, sintomas mais importantes e perspectiva de evolução.
Um exemplo: uma criança com déficit cognitivo e motor associado a problemas na fala e leitura e escrita pode precisar ou não ser medicada, mas certamente necessitará de um fonoaudiólogo e também um psicopedagogo e psicomotricista, em função dos déficits motores e cognitivos.
Por este motivo uma equipe multi e interdisciplinar são importantes para dar um seguimento mais efetivo.
Falamos todo o tempo de crianças, mas é importante lembrar que adultos podem ter transtornos de aprendizagem e da mesma forma que as crianças, serem diagnosticados e receberem tratamento adequado.
A prevalência de Transtorno do Déficit de atenção/hiperatividade em adultos é grande, na atualidade, e trazem como consequência, além da atenção e concentração alteradas em adultos, dificuldades de leitura e escrita.