Pesquisar

Diástema

O que é um Diástema?

A diastema se refere a uma abertura perceptível entre dois dentes consecutivos. Geralmente isso ocorre entre os incisivos centrais superiores.

O que causa um diastema?

O aparecimento de um diastema pode ser explicado por várias razões diferentes. Das principais, destacam-se as seguintes:

Queda dos dentes de leite

muitas crianças têm diastema como resultado da queda dos dentes de leite. Mas, na maior parte dos casos, os espaços fecham-se quando os dentes permanentes começam a crescer.

Falta de dentes

Quando um dente é perdido, um espaço vazio é formado entre dois dentes consecutivos, caracterizando-se também como um tipo de Diástema.

Dentes desproporcionais

O diastema pode se formar em decorrência de um desbalanço entre o tamanho dos ossos dos maxilares e o tamanho dos dentes.

Isso geralmente acontece em decorrência da falta ou má formação dos incisivos laterais superiores, de forma que os incisivos centrais superiores desenvolvam um ligeiro espaço entre eles.

Anormalidade do freio labial

O freio labial é o pedaço de tecido que se estende desde o interior do lábio superior até às gengivas e que está acima dos dois dentes frontais. Em algumas situações, o freio labial continua a crescer e passa entre os dois incisivos centrais superiores, o que bloqueia o fechar natural do espaço entre estes dois dentes.

Chupar o dedo

O hábito de chupar o dedo pode fazer com que os dentes frontais sejam puxados para a frente, dando origem a falhas e espaços entre eles.

Doenças gengivais

A gengivite e a periodontite são infeções bacterianas que resultam na perda do osso que suporta os dentes. Nas pessoas que perderam muito osso, os dentes têm tendência a ficarem fracos e soltos, podendo levar ao aparecimento de espaço entre eles.

Tratamento de Diástema

Diferentes formas de tratamento para diastema podem ser consideradas, a depender da gravidade e daquilo que está causando o problema e de outras características da arcada dentária.

Uso de aparelhos ortodônticos ou frenectomia (cirurgia para os freios labiais) são alguns dos tratamentos que podem ser considerados. No caso de doença periodontal, ela precisa ser tratada.

No entanto, as formas mais comuns de tratamento a serem consideradas para um diástema incluem:

restauração com resina

A resina composta é um material altamente polível, de longa duração e que imita a estrutura natural dos dentes.
Assim ela é considerada o material ideal para fazer o fechamento de diastemas

Lentes de contato dental

A lente de contato dental é uma faceta ultrafina (0,2mm) confeccionada em porcelana, usada para ëncapar o dente”.

A aplicação consiste na colagem da lente no dente natural, fechando os espaços extras entre os dentes. Os dentes do paciente não sofrem desgaste para receber a aplicação e essa técnica não traz nenhum risco ao paciente e aos dentes naturais.

A porcelana é um material altamente resistente e que proporciona uma aparência muito próxima aos dentes naturais. Elas são projetadas com formato personalizado para cada paciente, de forma a se adaptar à arcada individual. Ela permite também escolher a tonalidade do dente.

O tempo médio de tratamento com as lentes de contato dental em porcelanas, da consulta inicial, planejamento e simulações, até a colagem final das peças são 14 dias.