medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Depilação a Laser

O que é a depilação a laser?

A depilação a laser é um procedimento médico que utiliza um feixe concentrado de luz para remover pelos indesejados.

Durante a depilação, o laser emite uma luz que é absorvida pela melanina, o pigmento do pelo. A energia da luz é convertida em calor, o que danifica os folículos pilosos, estrutura responsável por produz o cabelo.

Embora a depilação a laser atrase efetivamente o crescimento dos pelos por longos períodos, ela geralmente não resulta em depilação permanente. Várias sessões são necessárias para a depilação inicial. Além disso, tratamentos de manutenção também podem ser necessários.

Quem pode realizar a depilação a laser?

De acordo com a legislação brasileira, não existe uma definição concreta de qual tipo de profissional pode realizar a depilação a laser. Ou seja, qualquer pessoa com conhecimento prático pode realizar o procedimento.

No entanto, ainda que seja seguro para a maior parte das pessoas quando bem aplicado, o risco de complicações existe, especialmente quando em mãos de pessoas com capacitação técnica duvidosa.
O ideal é que a depilação a laser seja feita pelo médico dermatologista. Para evitar complicações, deve-se evitar de fazer o procedimento em spas, salões ou outras instalações que permitem que pessoal não médico realize o procedimento.

Estas pessoas não estão habilitadas a tratarem os eventuais desconfortos ou reações que podem ser provocados pela depilação a laser, o que pode fazer toda a diferença na experiência vivida com o procedimento. Uma pomada de corticoide, por exemplo, pode ajudar a evitar muitos destes desconfortos e complicações, mas não deve ser prescrita por um profissional não médico.

Isso sem considerar o risco de complicações maiores que podem acontecer em decorrência do mau uso da técnica.

Em que áreas do corpo pode ser feita a depilação a laser?

O procedimento geralmente é feito nas pernas, axilas, lábio superior, queixo e linha do biquíni. No entanto, é possível tratar pêlos indesejados em praticamente qualquer área, exceto na pálpebra ou na área circundante.

A pele com tatuagens também não deve ser tratada por depilação a laser, devido ao risco de queimaduras.

Quem pode se beneficiar da depilação a laser?

Pessoas com qualquer tipo de pele podem se beneficiar da depilação a laser. No entanto, ela é mais efetiva naquelas de pele clara e pelo escuro.

Isso se deve à forma como o laser age sobre o pelo.

O princípio básico é que o pigmento do pelo, mas não o pigmento da pele, deve absorver a luz. O laser deve danificar apenas o folículo piloso, mas evitando danos à pele.

O laser é melhor absorvido pela pele e pelo escuros. Assim a melhor condição para a depilação a laser é a pessoa com pele clara (que absorver pouca energia) e pelo escuro (que absorve bastante energia).

Como é feita a depilação a laser?

Inicialmente, a depilação a laser geralmente requer entre duas e seis sessões de tratamento. O intervalo entre as sessões varia de acordo com a região tratada.

Em áreas onde o pelo cresce rapidamente, como o lábio superior, o tratamento pode ser repetido em quatro a oito semanas. Em áreas de crescimento lento dos pelos, como nas costas, o tratamento pode ser a cada 12 a 16 semanas.

Os tratamentos repetidos geralmente são necessários porque o crescimento e a perda do cabelo ocorrem naturalmente em um ciclo, e o tratamento a laser funciona melhor com os folículos capilares no estágio de novo crescimento.

Antes de cada sessão de depilação a laser, o paciente veste óculos especiais para proteger seus olhos do raio laser. Um anestésico tópico pode ser usado para reduzir qualquer desconforto durante o tratamento.

Durante a aplicação, o dermatologista pressiona um instrumento de laser portátil sobre a pele. Dependendo do tipo de laser, um dispositivo de resfriamento ou um gel frio pode ser usado para proteger sua pele e diminuir o risco de efeitos colaterais.

Um leve desconforto pode ser percebido, incluindo uma alfinetada ou uma sensação de frio do dispositivo ou gel de resfriamento.

Tratar uma área pequena, como o lábio superior, pode levar apenas alguns minutos. Tratar uma área maior, como as costas, pode levar mais de uma hora.

Para reduzir qualquer desconforto após a sessão de depilação, aplique gelo na área tratada. Uma pomada de corticoide também poderá ser usada em alguns casos.

Após a depilação a laser, é preciso evitar a luz solar por seis semanas. Além disso, um protetor solar SPF30 de amplo espectro deve ser usado diariamente.

Qual a eficácia da depilação a laser?

Os pelos não caem imediatamente, mas ao longo de um período de dias a semanas.

No entanto, os resultados também variam significativamente e são difíceis de prever.

A maioria das pessoas, o resultado pode durar vários meses ou anos. No entanto, a depilação a laser não garante uma depilação permanente. Quando o cabelo cresce, geralmente ele é mais fino e de cor mais clara.

Quais os riscos e efeitos colaterais da depilação a laser?

Os efeitos colaterais mais comuns da depilação a laser incluem:
Irritação na pele: a depilação a laser pode provocar um desconforto temporário, incluindo vermelhidão e inchaço da pele.

Isso tende a desaparecem dentro de algumas horas.

Alterações na pigmentação: a depilação a laser pode escurecer ou clarear a pele no local de tratamento. Essas mudanças podem ser temporárias ou permanentes.

O clareamento da pele afeta principalmente aqueles que não evitam a exposição ao sol antes ou depois do tratamento e aqueles que têm pele mais escura.

Raramente, a depilação a laser pode causar bolhas, crostas, cicatrizes ou outras alterações na textura da pele.

Ainda que é comum, é possível que ocorre um maior crescimento de pelos na pele não tratatada que está ao redor da pele tratada.

A depilação a laser não é recomendada para pálpebras, sobrancelhas ou áreas adjacentes, devido à possibilidade de lesões oculares graves.