Pesquisar

Cervicite

O que é a cervicite?

A cervicite é uma inflamação que acomete o colo do útero, que é a abertura do útero para o interior da vagina.

Geralmente, a cervicite resulta de uma infecção sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorreia. Entretanto, ela pode também se desenvolver a partir de causas não infecciosas.

O tratamento bem-sucedido da cervicite envolve o tratamento da causa subjacente da inflamação.

Quais os sintomas da Cervicite?

Na maior parte dos pacientes, a cervicite não causa quaisquer sinais ou sintomas. Muitas pessoas descobrem o problema em um exame ginecológico de rotina ou em um exame realizado por qualquer outro motivo, sem relação com a cervicite.

Quando presentes, os sintomas mais frequentes são um corrimento vaginal anormal ou sangramento vaginal entre as menstruações ou depois de ter relações sexuais.

As características do Corrimento vaginal dependem de qual o agente que está causando a infecção. Dor ao urinar e dor durante a relação sexual também podem estar presentes.

Quais as causas da cervicite?

As possíveis causas da cervicite incluem:

  • Infecções sexualmente transmissíveis: na maior parte das vezes, as infecções bacterianas e virais que causam cervicite são transmitidas por contato sexual. Gonorreia, Clamídia, Tricomoníase, Mycoplasma genitalium e Herpes genital são algumas das possíveis causas para isso;
  • Infecção na vagina: as mesmas bactérias causadoras da Vaginose, uma infecção da vagina, podem subir para contaminar o colo uterino;
  • Reações alérgicas: a cervicite pode ser causada por uma reação alérgica aos espermicidas contraceptivos ou ao látex dos preservativos. Pode ser também decorrente de uma reação a produtos de higiene feminina, como duchas ou desodorantes femininos;

Complicações

O colo do útero atua como uma barreira para impedir que bactérias e vírus entrem no útero. 

Quando o colo do útero está infectado, há um risco aumentado de que a infecção viaje para dentro do útero. Assim, há um risco aumentado para a infecção do endométrio (Endometrite) e para a Doença Inflamatória Pélvica.

Dignóstico

A cervicite pode ser suspeitada a partir de uma história clínica característica, mas pode também ser descoberta em um exame de rotina de uma paciente até então assintomática.

A palpação do colo do útero durante um exame ginecológico pode se mostrar doloroso. Pode ser observada também a saída de uma secreção anormal. Eventualmente, pode ser observado que o revestimento do colo do útero está mais frágil, que ele sangra facilmente durante o exame.

Neste caso, uma amostra do corrimento vaginal poderá ser colhida para avaliação no microscópio, para identificar o agente causador da infecção.

Tratamento

O tratamento da cervicite depende de qual o agente causador da inflamação:

  • A cervicite de causa não infecciosa não precisa de qualquer forma de tratamento específico. Ela tende a se resolver espontaneamente;
  • No caso de uma Doença Sexualmente Transmissível, o tratamento é habitualmente feito com antibiótico. O parceiro sexual também precisa ser tratado. Além disso, ambos devem manter a abstinência sexual durante o curso do tratamento.
  • A Cervicite bacteriana decorrente de uma Vaginose não sexualmente transmissível também é tratada com antibiótico;
  • No caso da Herpes genital, poderá ser indicado tratamento com medicação antiviral, o que ajuda a diminuir a duração dos sintomas. No entanto, não há cura para o herpes e a infecção geralmente persiste por toda a vida. Os medicamentos antivirais podem controlar, mas não curar essas infecções e ela pode ser transmitida ao parceiro sexual a qualquer momento.