medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Cabelo Ressecado

Qual a diferença entre o cabelo seco e o cabelo ressecado?

Os cabelos são formados por uma série de cutículas capilares que, para serem saudáveis e manterem uma boa aparência, precisam permanecer fechadas. Quando, por algum motivo, essas cutículas

ficam abertas, o cabelo perde água, fica mais ressecado e perde a textura, o brilho e o volume. Isso pode acontecer com qualquer tipo de cabelo e é uma condição passageira.

O cabelo seco, por outro lado, se refere a uma qualidade própria do cabelo. Isso se deve à combinação de dois fatores diferentes:

  • As glândulas sebáceas, responsáveis por oferecer a lubrificação aos fios, trabalham mais lentamente.
  • As escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com mais facilidade, fazendo com que eles percam mais água e precisem de mais hidratação para não ressecarem. Isso também faz com que o
  • cabelo fique mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os alisamentos capilares.

O cabelo seco tende a ter uma espessura maior dos fios e a ser mais volumoso. Geralmente, estão associados a cabelos cacheados ou crespos.

Quais as características do cabelo ressecado?

O cabelo ressecado é caracterizado por um volume fora de controle, com frizz, fios quebradiços, com pouco brilho, pontas duplas e fios difíceis de pentear, sem sedosidade.

Devido à maior fragilidade, pode ser notada uma maior perda de cabelo na escova.

O frizz do cabelo é um fenômeno que faz com que os fios danificados fiquem arrepiados, especialmente quando expostos a umidade.

Quais as causas para o cabelo ressecado?

O ressecamento do cabelo pode estar associado a diferentes fatores externos, incluindo a exposição ao cloro da piscina, à água do mar, ao sol, à poluição e ao vento.

Também pode estar associada aos agentes químicos de tinturas, alisamentos capilares, shampoo e outros produtos para o cabelo.

O calor local decorrente do uso frequente de secador de cabelo ou chapinha também leva ao ressecamento.

Por fim, é preciso considerar diferentes condições médicas podem contribuir para o ressecamento do cabelo, incluindo deficiências nutricionais, anemia, hipotireoidismo, Síndrome dos Ovários Policísticos e a anorexia nervosa.

Qual é o melhor tratamento para o cabelo ressecado?

O tratamento para o cabelo ressecado deve envolver uma reavaliação de hábitos e dos cuidados com o cabelo. Todos os fatores discutidos acima como causa devem ser revistos e abordados.

Especialmente em relação aos cuidados com o cabelo, é preciso rever a rotina de alisamentos capilares, tinturas tanto em relação aos produtos utilizados como à sua frequência.

O uso muito frequente de chapinha ou secador deve ser evitado, quando for o caso. O uso de um protetor térmico antes da chapinha, ainda que não resolva completamente os efeitos do procedimento, ajuda a minimizá-lo. Além disso, ela não deve ser usada em um cabelo ainda molhado, o que potencializa ainda mais o ressecamento.

Shampoos muito agressivos podem retirar em excesso a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo, deixando o cabelo ressecado. Produtos contendo sulfato, por exemplo, devem ser evitados por este motivo.

Além disso, o cabelo deve ser limpo com água não muito quente, já que isso favorece a abertura das cutículas e o ressecamento do cabelo.

O passo seguinte é a adoção de uma rotina de cuidados com o cabelo que favoreça a hidratação. Isso geralmente envolve o uso de máscaras capilares, produtos leave-in e outros.