medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Bexiga Hiperativa

O que é a bexiga hiperativa?

A bexiga hiperativa é uma condição caracterizada por contrações involuntárias da bexiga, levando a um desejo repentino de urinar.

Ela pode ou não ser acompanhada de incontinência urinária de urgência, que é a perda não intencional de urina.

Essa sensação é diferente da percebida por indivíduos normais que voluntariamente adiam a micção e progressivamente têm o desejo aumentado, até que surja a sensação de urgência.

O problema pode afetar homens e mulheres de qualquer idade, ainda que a incidência aumente com o avanço da idade. Estima-se que a Bexiga Hiperativa acometa aproximadamente 15% dos indivíduos com mais de 40 anos e 30% dos indivíduos com mais de 75 anos de idade (1).

Quais os sintomas da Bexiga hiperativa?

A principal característica da bexiga hiperativa é a urgência miccional, que é a sensação repentina de que precisa urinar imediatamente.

Outros sintomas costumam estar presentes, incluindo:

Incontinência urinária de urgência

Se refere à perda involuntária de urina durante os episódios de urgência miccional. É observada em mais de um terço dos casos de Bexiga hiperativa, sendo mais comum em mulheres (1).

Noctúria

Noctúria é a Sensação de que precisa urinar muitas vezes durante o dia e a noite, com volume de urina habitualmente reduzido a cada micção.

Aceita-se como normal o número de oito micções em média durante o dia, com pelo menos duas a três horas entre as micções.

Diagnóstico da bexiga hiperativa

A definição de Bexiga hiperativa deixa explícita a condição de não haver uma causa local identificável que possa ser responsável pelos sintomas. Assim, podemos dizer que o diagnóstico deve ser feito por exclusão.

As principais condições que precisam ser descartadas são:

  • Infecção urinária;
  • Obstrução infravesical, incluindo a hiperplasia prostática nos homens e pós-cirurgia para correção de incontinência urinária em mulheres;
  • Câncer de bexiga e pedra na bexiga.

A realização de um Diário de Miccção, geralmente durante três dias, pode ajudar a diferenciar a Bexiga hiperativa de outras condições:

  • Frequência aumentada e volume normal nas micções: habitualmente provocada por aumento na ingestão de líquidos. Eventualmente, pode ser causada por certas doenças metabólicas.
  • Volumes e frequência normais de dia e maiores à noite: pode estar associada à insuficiência cardíaca ou a anormalidades na liberação de hormônios. Em alguns casos, não tem nenhuma causa específica.
  • Frequência aumentada e volumes reduzidos: compatível com bexiga hiperativa.

Exames de sangue e urina também são habitualmente solicitados com o objetivo de se descartar outras condições que possam estar causando a urgência miccional.

  • Exame de urina, incluindo urina tipo I e urocultura, são solicitados para descartar infecção urinária, bem como outras doenças urológicas;
  • Exame de sangue, incluindo hemograma completo, dosagem de uréia, creatinina e glicose são importantes para afastar doenças metabólicas e dos rins.

Exames de imagem, especialmente o ultrassom, podem ser usados para descartar alguns problemas estruturais, incluindo:

Tratamento

O tratamento pode envolver medidas comportamentais, medicamentos e fisioterapia pélvica.