medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Audiologia

O que é a audiologia?

A Fonoaudiologia é a ciência que estuda, previne e trata os problemas da comunicação oral e escrita. Fazem parte disso os distúrbios auditivos, que por sua vez acarretam em distúrbios da comunicação oral.

A audiologia é uma das especialidades da fonoaudiologia, voltada para os distúrbios da comunicação oriundos do sistema auditivo. Isso inclui desde a captação dos sons, passando pela interpretação, e à expressão, incluindo a adaptação das próteses auditivas.

O campo de atuação deste profissional é bem amplo em função das várias faixas etárias atendidas. Ela inclui hospitais, clínicas, escolas, consultórios, casas de repouso de idosos, serviços públicos e creches.

Nesta especialização o fonoaudiólogo aprende com profundidade sobre a fisiologia e anatomia da audição, sobre as
doenças relacionadas à orelha externa, média, interna, sobre o sistema auditivo central e processamento auditivo da linguagem, sobre os exames disponíveis para o diagnóstico e técnicas terapêuticas.

Quais os campos de atuação do fonoaudiólogo audiologista?

O especialista em audiologia, chamado de audiologista, se responsabiliza por duas áreas complementares:

Exames auditivos
O audiologista pode realizar uma série de exames para avaliação da audição, incluindo a audiometria, imitanciometria, exames vestibulares e outros.
Estes exames podem ser feitos em todas as idades, incluindo recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos.

Reabilitação auditiva
Uma vez confirmada a perda auditiva irreversível ou progressiva, o médico otorrinolaringologista indica o uso de aparelhos auditivos, ou terapia fonoaudiológica. Neste caso, a terapia é realizada pelo audiologista. A reabilitação auditiva pode ser dividida em:

  1. Indicação de aparelhos auditivos: o audiologista possui conhecimentos técnicos sobre a eletro-eletrônica dos diversos modelos, prescreve, testa e indica o melhor modelo para cada situação.
  2. Dar seguimento à terapia fonoaudiológica específica para desenvolvimento da linguagem e do processamento auditivo.

Quando procurar um fonoaudiólogo especializado em audiologia?

O primeiro profissional a ser buscado em caso de uma perda auditiva é o médico otorrinolaringologista, pois alguns destas doenças podem ser tratadas.

Tanto o otorrinolaringologista quanto o audiologista são profissionais que atuam na área da audição. No entanto, elas atuam de forma complementar nos cuidados do paciente com deficiência auditiva.

O otorrinolaringologista é o médico que faz o diagnóstico e indica o(s) tratamento, que pode ser cirúrgico, medicamentoso, indicação de próteses auditivas ou terapia.

O audiologista, por sua vez, é o fonoaudiólogo especializado que realiza os exames solicitados pelo médico otorrinolaringologista, prescreve qual o melhor modelo e configuração de aparelho auditivo (se for indicado) e conduz a terapia fonoaudiológica. O trabalho de ambos profissionais é fundamental, feito em conjunto, em prol do melhor diagnóstico e reabilitação social do indivíduo.