Atividade Física pós Cirurgia Bariátrica
Qual a importância da atividade física pós cirurgia bariátrica?
A atividade física é uma parte fundamental do tratamento daqueles indivíduos que estão considerando uma cirurgia bariátrica.
Sua importância vai muito além da contribuição para a perda de peso. Ela ajuda na melhora da qualidade de vida e oferece suporte para as grandes mudanças físicas que estão por vir.
Entre os potenciais benefícios da atividade física, podemos considerar:
- Melhora dos desequilíbrios e deficiências musculoesqueléticas, evitando-se dores e melhorando a capacidade funcional após a cirurgia;
- Ajuda a minimizar a perda de massa muscular após a cirurgia;
- Ajuda a conquistar uma melhor mobilidade articular
- Contribui para a melhora de outras condições comuns a pacientes obesos, como a diabetes ou a Hipertensão Arterial;
- Contribui para o aumento no gasto energético e para a perda de peso.
Qual a melhor atividade física para pacientes bariátricos?
Não existe uma atividade física que seja ideal para todos os pacientes bariátricos.
O plano de exercícios deve fazer parte de uma mudança no estilo de vida que seja sustentável para a vida toda. Assim, os interesses pessoais devem vir em primeiro lugar.
Qualquer forma de exercício será benéfica, obviamente que considerando também o risco de lesões.
Idealmente, deve-se incluir atividades aeróbicas, atividades para fortalecimento, para ganho de mobilidade articular ou para equilíbrio.
o treino aeróbico deve ser feito na maior parte dos dias da semana. Já os treinos de força e de flexibilidade devem ser incluídos em ao menos dois e, preferencialmente, em três dias na semana.
Exercício aeróbico
O exercício aeróbico incluir atividades cíclicas e prolongadas, como a caminhada, a corrida, a natação, bicicleta e outras.
Além de ser o tipo de exercício que mais promove perda direta de calorias e peso, esses exercícios ajudam a melhorar a capacidade funcional do coração e pulmão, dá mais energia e melhora a qualidade do sono do paciente submetido à cirurgia bariátrica.
Eles devem idealmente ser feitos na maior parte dos dias da semana, mas a prescrição deve ser sempre individualizada.
Pacientes que estejam tendo perdas de peso acima do desejado podem precisar ir mais devagar com os aeróbicos.
Além disso, o excesso de treino aeróbico pode levar a sintomas como tontura ou mal estar, especialmente no período pós operatório inicial. Também nesses casos pode ser necessário diminuir o ritmo dos exercícios.
Atividades aeróbicas realizadas na água, como a natação ou hidroginástica, são excelentes opções para quem sofre com dores nas articulações.
Exercícios de força
Os exercícios de força têm um papel fundamental para o paciente bariátrico, especialmente no período inicial após a cirurgia.
Embora o objetivo da cirurgia seja a perda de gordura, é impossível fazer com que não acontece também uma perda de massa muscular. Em alguns casos, a perda de massa muscular pode ser significativa, a ponto de levar a uma piora nas dores articular, diferentemente do que seria esperado em um corpo mais leve.
O treino de força busca minimizar essa perda.
A perda de peso é também acompanhada de mudanças no centro de força do corpo. Isso acontece porque a perda de gordura não é igualmente distribuída, mas sim concentrada em áreas específicas do corpo. O treino de força, dessa forma, ajuda a reequilibrar o esqueleto.
Por fim, o ganho de massa muscular ajuda a dar suporte para um indivíduo que busca ser mais ativo e que, portanto, irá exigir mais do corpo.
Treino de flexibilidade
Pessoas obesas habitualmente apresentam limitações da mobilidade articular. Primeiramente, o tecido gorduroso promove um bloqueio mecânico, impedindo que a articulação se mova em toda a sua amplitude de movimento. Além disso, as limitações físicas e funcionais decorrentes da obesidade faz com que indivíduos obesos não estimulem as articulações em suas amplitudes máximas. Tudo isso faz com que o corpo desenvolva tensões e encurtamentos musculares, que precisarão ser trabalhados após a cirurgia por meio de treinos de mobilidade articular.
Treinamento físico pré-cirurgia bariátrica
Idealmente, a prática de atividades físicas deve ser iniciada ainda antes da cirurgia.
Primeiramente, isso ajudará com que o indivíduo não realize a cirurgia no máximo do seu peso, o que será importante para o resultado final. Ele também terá uma maior reserva de massa muscular, de forma que irá tolerar melhor a perda que inevitavelmente irá ocorrer com a cirurgia.
Um segundo ponto é que uma pessoa mais ativa antes da cirurgia estará mais preparada para iniciar a atividade física após a cirurgia – considerando que os exercícios são fundamentais especialmente nos períodos iniciais após a cirurgia.
Quando iniciar as atividades físicas
As técnicas de cirurgia bariátrica evoluíram bastante nas últimas décadas, o que permite que as atividades sejam iniciadas mais precocemente com segurança.
Ainda no hospital, o paciente já é estimulado a caminhar, o que não deixa de ser um início da atividade física.
Se tempos atrás eram recomendados até 3 meses de repouso, atualmente os exercícios estruturados podem geralmente ser iniciados passadas três semanas da cirurgia, sempre após a liberação do cirurgião.