medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Infiltração do Joelho com Corticoide

Infiltração do Joelho com Corticoide

As medicações de corticosteroides apresentam um potente efeito anti-inflamatório, sendo utilizadas para o tratamento de diversos problemas médicos e em diversas especialidades, incluindo doenças pulmonares, reumatológicas e dermatológicas, apenas para citar algumas.

Elas podem ser administradas de diversas formas, incluindo comprimidos, pomadas, sprays, injeção intramuscular e injeção endovenosa. Ainda que todas estas vias possam, em teoria, ser utilizadas para o tratamento da artrose no joelho, elas não são recomendadas de forma rotineira. Isso porque o corticoide se espalha e tem efeitos não desejados em todo o corpo, com apenas uma pequena parte chegando ao joelho.

Para o tratamento da artrose no joelho, o mais indicado é que o corticoide seja aplicado por infiltração articular. Desta maneira, a maior parte da medicação terá efeito local, enquanto apenas uma pequena parte será absorvida e terá efeito no restante do corpo.

Indicação da Infiltração com Corticoide

A Infiltração do Joelho com Corticoide é indicada em casos de artrose avançada e com significativo processo inflamatório, em que os pacientes apresentam um aumento do volume e edema ao redor do joelho. Piora da dor durante à noite ou após um longo período de repouso são indicativos de uma origem inflamatória e tendem a responder bem com a infiltração de corticóide.

Na medicina esportiva, os corticoides são frequentemente utilizados para o alívio rápido de problemas nas articulações. Por essa razão, não são poucos os relatos de atletas que passaram boa parte da carreira “jogando à base de infiltração”.

O uso nestas condições é bastante controverso, uma vez que pode levar a uma destruição progressiva da articulação. Porém, no caso de pacientes com artrose avançada, os efeitos do líquido articular inflamatório decorrentes da artrose são muito mais destrutivos para a cartilagem do que o efeito direto do corticoide, o que justifica seu uso de forma mais sistemática.

Mais do que isso, o corticoide é indicado geralmente em pacientes que estão tentando adiar a realização de uma prótese de joelho. Nestes casos, a preocupação com uma eventual piora da artrose é menor, uma vez que as estruturas “destruídas” serão de qualquer forma substituídas no momento em que se decidir pela colocação da prótese.

Procedimentos alternativos

A Infiltração do joelho com acido hialurônico (viscosuplementação) é um pocedimento indicado geralmente para pacientes com artrose mais leve e menor processo inflamatório no joelho.

Uma opção relativamente nova no arsenal de tratamento da artrose mais avançada é o bloqueio genicular. Este procedimento envolve a injeção de corticoide ao redor dos principais nervos que transmitem a sensação de dor a partir do joelho.

O bloqueio genicular medicamentoso muitas vezes tem um efeito apenas temporário da dor, o que não deve ser considerado uma resposta ruim. Nestes casos, poderá ser indicado uma neuromodulação, procedimento que tende a ter uma resposta parecida, porém mais prolongada.

Geralmente, a infiltração com corticoide é uma melhor opção no paciente com joelho de aspecto mais inflamatório, ao passo que o bloqueio genicular tende a ser uma melhor opção no paciente com artrose avançada, porém mais seco, sem muita inflamação.

Como é feito o procedimento?

A Infiltração do Joelho com Corticoide é realizada no consultório, sob condições estéreis (assepsia e antissepsia). A anestesia local pode ser feita em alguns casos, mas como regra geral não se faz necessária.

Caso o joelho esteja bastante inchado, é indicado que uma punção para a retirada do líquido inflamatório seja feita no mesmo ato, antes da aplicação da medicação.

Habitualmente, os corticoides costumam ser combinados com medicamentos analgésicos para a infiltração no joelho. Os analgésicos têm duas funções principais:

  1. eles aumentam o efeito analgésico imediato (ainda que seu tempo de ação seja curto) e;
  2. aumentam o volume injetado, ajudando a distribuir o corticoide no espaço articular.

Após a infiltração, o paciente pode manter suas atividades rotineiras normalmente, mas, é bom aguardar de 48 a 72 horas para realizar atividades físicas que demandem os membros inferiores. Desconforto local leve é comum e pode ser contornado com a utilização de gelo na região.

Qual o melhor corticoide para a infiltração no joelho?

A principal diferença entre os corticoides usados para a infiltração no joelho está associada à sua solubilidade. Corticoides mais solúveis como o metilprednisolona apresentam efeito mais imediato, mas a duração do seu efeito é menor.

Já os corticoides de menor solubilidade, como a triancinolona, demoram um pouco mais para agir, porém o efeito é mais prolongado. Como regra geral, os corticóides de menor solubilidade são os mais indicados para a infiltração no joelho.