Artrose Acromioclavicular
Artrose Acromioclavicular
O que é a Artrose Acromioclavicular?
A Artrose Acromioclavicular se caracteriza pelo desgaste que acontece na articulação entre a clavícula e o acrômio, uma proeminência óssea localizada na parte superior do ombro.
Qual a causa da Artrose Acromioclavicular?
A Artrose Acromioclavicular pode ser causada pelo desgaste natural que ocorre com o avanço da idade, como consequência de uma lesão prévia na articulação (fratura da clavícula ou luxação acromioclavicular) ou em decorrência de doenças inflamatórias, especialmente a artrite reumatóide.
Outros fatores de risco incluem pessoas com histórico de artrose na família, presença de artrose em outras articulações, atletas que realizam esportes de contato (como o rugby e o futebol americano) ou que usam o braço acima da altura da cabeça (como o tênis, a ginástica e o Levantamento de Peso Olímpico/CrossFit).
Sintomas da Artrose Acromioclavicular
A principal queixa do paciente é a dor na parte de cima do ombro. A dor pode irradiar até o pescoço e piora com atividades que usam o braço acima da altura da cabeça, ao cruzar o braço na frente do corpo e, também, ao dormir.
A mobilidade do ombro pode ficar limitada pela dor.
A dor da artrose acontece em crises. Isso significa que existem momentos de piora e momentos de melhora da dor. Com o avanço do desgaste, as crises de dor tornam-se mais frequentes e mais intensas, até que se torne contínua. Ainda assim, sempre haverá momentos de melhora e momentos de piora.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser confirmado por meio da radiografia ou da ressonância magnética. Ainda assim, pessoas com sintomas bastante distintos podem ter exames de imagem muito parecidos.
Alguns pacientes com artrose avançada conseguem manter a prática de atividades físicas bastante exigentes para o ombro com relativo conforto. Outros, com desgaste aparentemente mais inocente, podem ser bastante sintomáticos (1).
A Artrose Acromioclavicular muitas vezes se desenvolve em pacientes com outros problemas no ombro. Isso faz com que, em alguns casos, a origem da dor pode ser difícil de determinar. Um paciente pode ter artrose e dor, mas ainda assim a artrose pode não ser a causa principal da dor.
Na dúvida, uma possibilidade é a infiltração do ombro com corticoide. O procedimento pode servir tanto para diagnóstico como para tratamento.
Ao realizar a infiltração, espera-se um alívio imediato da dor, ainda que temporário. Caso isso aconteça, fica confirmado que a Artrose Acromioclavicular era de fato a causa principal da dor. Caso não melhore, isso significa que a articulação acromioclavicular não era a causa principal da dor.
Tratamento
O tratamento da Artrose Acromioclavicular é feito inicialmente sem cirurgia. Medidas como adaptações das atividades, medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, infiltração da articulação, gelo e fisioterapia podem não melhorar o desgaste da articulação, mas podem ter resultado surpreendentemente bom para o alívio da dor.
Caso o tratamento clínico adequadamente instituído não seja capaz de prover alívio significativo dos sintomas, a cirurgia poderá ser considerada. O procedimento envolve a ressecção de um pequeno fragmento da clavícula distal. O atrito entre as superfícies desgastadas diminui, levando a um alívio da dor.