Pesquisar

Artrite Psoriática

O que é artrite psoriática?

A psoríase é uma doença autoimune da pele. Ela é caracterizada pela presença de erupções cutâneas com manchas escamosas e pruriginosas. Estas lesões são mais comuns nos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo.

Uma pequena parte das pessoas com psoríase pode também desenvolver inflamação nas articulações, o que caracteriza a Artrite Psoriática.

Quando isso acontece, as articulações acometidas ficam dolorosas, rígidas e inchadas.

A artrite pode aparecer antes ou depois das lesões de pele.

Em alguns casos, os sintomas da pele e articulações podem aparecer e desaparecer juntos, em outros casos não. Às vezes, os sintomas da pele são mais graves do que os sintomas das articulações e, às vezes, os sintomas articulares são mais graves.

Quais as articulações mais acometidas pela Artrite Psoriática?

A artrite psoriática é mais comum nas articulações mais próximas das pontas dos dedos das mãos e dos pés. Entretanto, outras articulações, incluindo os quadris, joelhos e coluna, também são comumente afetadas.

Habitualmente, as articulações dos membros superiores são as mais afetadas.

A artrite psoriática pode afetar qualquer articulação do corpo. Ela pode afetar apenas uma articulação ou várias articulações ao mesmo tempo.

Diferentemente da Artrite Reumatoide, porém, o acometimento é habitualmente assimétrico nos dois lados do corpo.

Além disso, ela pode acometer os tendões nos locais onde eles se fixam aos ossos, condição denominada de entesite.

Como a artrite psoriática é diagnosticada?

A artrite psoriática pode ser diagnosticada a partir da avaliação clínica, especialmente na presença de articulações inchadas e doloridas, combinada às alterações na pele e nas unhas típicas da psoríase.

Radiografias são feitas para se pesquisar eventual destruição óssea. A Ressonância Magnética pode ser considerada especialmente quando a destruição óssea for menos significativa.

Não existe nenhum exame de sangue capaz de confirmar ou descartar a psoríase e a Artrite Psoriática. Entretanto, eles podem ser solicitados para descartar outros tipos de artrite que apresentam sinais e sintomas semelhantes, incluindo Gota, Doença de Lyme e Artrite Reumatóide.

Ocasionalmente, a biópsias de pele pode se fazer necessária para confirmar a psoríase.

Tratamento

O tratamento da artrite psoriática é feito pelo Médico Reumatologista. Ele depende da extensão da dor, inchaço e rigidez. Aqueles com artrite muito leve podem precisar de tratamento apenas quando suas articulações estiverem doloridas, podendo interromper a terapia quando se sentirem melhor.

O tratamento inicial é feito com medicamentos anti-inflamatórios.

Quando os anti-inflamatórios não forem suficientes, podem ser considerados os medicamentos antirreumáticos modificadores da doença.

Entre eles, incluem-se a sulfassalazina, o metotrexato e a ciclosporina. Uma combinação destes medicamentos pode ser necessária em alguns casos.