medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Aplicação de Flúor

Qual a importância da aplicação do flúor?

O Flúor é um importante mineral natural para a prevenção das cáries e é utilizado com regularidade pelos dentistas em crianças e adultos.

Ele previne as cáries por conta de suas propriedades que tornam a superfície externa dos dentes mais resistentes ao desgaste, seja causado por bactérias ou substâncias ácidas presentes na saliva e nos alimentos.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Desde a década de 30, estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui.

A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações, endossam o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.

Assim, para ter seus benefícios potencializados, o flúor também é adicionado a alguns elementos do nosso dia a dia, como cremes dentais e enxaguantes bucais. Ele também é usado em aplicações tópicas — nesse caso, feitas diretamente por dentistas em seus consultórios

Como o flúor atua?

A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação. Quando a saliva está menos ácida – ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização.

Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Resumindo: nossa saliva contém ácidos que trabalham na desmineralização dos dentes, tornando-os mais sensíveis e fracos e isso pode contribuir para surgimento de cáries e até do amarelado do dente, conforme envelhecemos. Com a aplicação de flúor, os dentes são remineralizados, ficando mais fortes.

Como é feita a aplicação de flúor pelo dentista?

A aplicação tópica de flúor é um procedimento preventivo cujo objetivo é fortalecer os dentes que apresentam médio e alto risco de cárie.

A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, por moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz. Essa forma de aplicação é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de moldeiras.

Quando a aplicação do flúor é indicada?

A aplicação tópica de flúor deve ser realizada considerando diversos fatores:

  • Idade do paciente: O flúor não apresenta nenhuma restrição quanto à idade do paciente, podendo ser aplicado em todas as idades. No entanto, a aplicação em crianças e adolescentes costuma ser mais frequente devido à alta ingestão de alimentos e bebidas açucaradas e uma higiene bucal deficiente. Porém, essa prática tem se mostrado muito comum em adultos também.
  • Dieta alimentar: Paciente com dietas ricas em sacarose, açúcares e alimentos industrializados aumentam o risco de desenvolvimento da cárie dentária.
  • Higiene bucal: Paciente com ausência ou deficiência de cuidados com a higiene bucal, como uma correta escovação, uso do fio dental e profilaxia dentária rotineira, tem maiores riscos para o desenvolvimento da cárie.

Cuidados com o flúor

O uso do flúo é contraindicado para crianças com menos de três anos por conta do perigo de ingestão deste componente.

Em adultos, precisa-se cuidar com o uso e consumo excessivo, pois contribui com o aumento do risco de fraturas e causa o enrijecimento das articulações, além de ser o principal causador da fluorose. Esse problema leva à produção de manchas nos dentes.

Se você tem alguma predisposição às cáries, faça a aplicação com maior frequência, mas se não, uma vez ao ano está ótimo!