medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Alimentos light, diet e zero açúcar

O que são os alimentos light, diet ou zero açúcar?

Alimentos light, diet ou zero açúcar são produtos com algum tipo de modificação para atenderem a objetivos. Muitos associam eles a alimentos mais saudáveis. Como veremos abaixo, muitas vezes este não é o caso.

Alimentos light

Os alimentos light são aqueles que reduzem, no mínimo, 25% de algum nutriente em relação ao produto convencional. Esta redução pode ser do açúcar, de gordura ou sódio. O termo também é usado para caracterizar um alimento com redução na quantidade total de calorias.

Eles são consumidos especialmente por pessoas que buscam uma dieta para emagrecer.

Para isso, no entanto, é preciso que a quantidade ingerida seja semelhante ou inferior à quantidade que se comeria do produto convencional, de forma que a ingestão calórica seja menor. Incluir alimentos light na dieta apenas porque possuem menos calorias, pode levar ao consumo exagerado e fazer o efeito contrário, ou seja, promover o ganho de peso.

Diversos estudos mostram que a maioria das pessoas que consomem alimentos light falha com o objetivo de perder peso. O motivo para isso é justamente o fato de que elas passam a comer mais, com a falsa impressão de estarem comendo um produto mais saudável.

Além disso, para que o corpo emagreça de forma eficaz, é necessário manter uma alimentação balanceada como um todo. Ainda que menos calóricos, a maior parte dos produtos light não apresentam boa qualidade do ponto de vista nutricional.

Alimentos diet

Dentre os três termos, light, diet e zero, o termo diet é o mais antigo nesse segmento de alimentos.

Alimentos diet são aqueles que retiram totalmente algum ingrediente da sua composição, como o açúcar, a gordura ou o sal.

Isso significa que para que um produto seja considerado diet, pelo menos um de seus componentes deve ser retirado 100% da sua composição em relação ao produto “convencional”.

Mas há alimentos que ainda podem conter resíduos de alguns ingredientes, como os açúcares e as gorduras totais no produto. Esse resíduo pode ser de, no máximo, 0,5g por 100g/ml.

Produtos diet também podem estar descritos das seguintes formas: “isento de”, “livre de”, “não contém” ou “zero”.

É importante destacar que nem todo alimento diet é reduzido em calorias assim com o light. Produtos diet podem ser até mais calóricos do que os produtos alimentícios normais. Por isso, nem todos são interessantes para a redução do peso. É preciso verificar o rótulo primeiro e fazer comparações.

Para quem são indicados os alimentos diet?

Os alimentos diet são elaborados para as pessoas que apresentam alguma restrição na sua alimentação relacionada à alguma patologia, incluindo:

Vale aqui lembrar que nem todo alimento diet é indicado para cada uma dessas três finalidades. É preciso ver no rótulo qual ingrediente não está na composição para saber para qual finalidade o produto é destinado.
Um alimento sem gordura pode vir descrito com diet, mas pode ter quantidade de açúcar até maior do que o produto convencional.

Alimentos zero açúcar

Alimentos zero açúcar são aqueles que não contêm açúcar adicionado na sua composição. São elaborados para quem não pode consumir açúcar, como os diabéticos, ou para quem não quer mais consumir açúcar.

O alimento zero açúcar, portanto, é uma categoria de alimento diet.

Alguns produtos podem ser consumidos por quem está com restrição calórica, ou seja, quem está em processo de perda de peso.

No entanto, os produtos usados como substitutos do açúcar podem chegar a ter a mesma quantidade de calorias ou uma quantidade até maior que o produto original.

Em muitos produtos, a falta do açúcar é compensada por um aumento na quantidade de gorduras, de forma a tentar melhorar o sabor.

Os alimentos light, diet e zero açúcar fazem bem para a saúde?

Como regra geral, podemos dizer que alimentos light, diet ou zero açúcar servem par aquilo que propõem, o que está longe de dizer que são saldáveis.

Alguns dos problemas vistos nestes alimentos incluem:

Produtos ultraprocessados
A maior parte dos produtos light, diet ou zero açúcar são processados ou ultraprocessados. São produtos que perdem características nutricionais importantes e se tornam pouco nutritivos e cheios de aditivos artificiais.
Para quem busca uma alimentação mais saudável, é preciso optar por alimentos mais naturais, independentemente de ter ou não alguma restrição alimentar.

Podem ser muito calóricos
Se um produto light apenas reduzisse algum ingrediente, ou um produto diet retirasse algum ingrediente, e o zero açúcar apenas retirasse o açúcar, seria muito bom.
No entanto, o que acontece é que quando um ingrediente é reduzido ou retirado da composição de um produto alimentício, outros ingredientes acabam sendo utilizados para repor essa falta.
A intenção através desse recurso é manter o produto alimentício o mais parecido possível com o produto original em relação à textura e ao sabor, para que possa se tornar agradável e atrativo ao consumo.
É muito comum, por exemplo, a substituição do açúcar por gordura, o que pode deixar o produto ainda mais calórico, ainda que diet.

Pode conter substâncias cancerígenas
Muitos produtos diet ou zero açúcar utilizam adoçantes artificiais (edulcorantes) em substituição ao açúcar, incluindo a sacarina, aspartame, ciclamato, sucralose e acessulfame. Estes adoçantes são utilizados para que o produto sem açúcar continue com o sabor doce e continue atrativo ao consumidor.
Estes adoçantes estão sendo ligados ao surgimento de diversos problemas de saúde, como obesidade, problemas intestinais, problemas cardíacos, câncer e, acredite, até diabetes tipo 2.
Algumas opções de adoçantes mais saudáveis incluem stévia, xilitol, eritritol ou taumatina. Eles conferem o sabor doce aos produtos alimentícios e são menos prejudiciais do que os outros adoçantes artificiais citados mais acima.