medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Zika Vírus

O que é o Zika Vírus?

O zica vírus é uma arbovirose, ou seja, um vírus transmitido por meio da picada de mosquitos.
O mosquito transmissor da zica é o Aedes Aegypt, o mesmo de doenças como a dengue e a Chikungunya.

Prevenção

Diferentemente da dengue, ainda não existe nenhuma forma de vacina para a prevenção da infecção pelo Zica Vírus.

Assim, o controle do mosquito Aedes aegypti é a principal forma de prevenção e controle para a zica e para outras arboviroses urbanas (como chikungunya e dengue).

Isso deve ser feito por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível. Para isso, qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Medidas de proteção individual para evitar picadas de mosquitos devem ser adotadas por viajantes e residentes em áreas de transmissão.

Issio inclui:

  • Uso de repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. Isso deve ser feito principalmente durante o dia, quando o mosquito encontra-se mais ativo.
  • Uso de calças e camisas de mangas compridas;
  • Uso de mosquiteiros sobre a cama, uso de telas em portas e janelas e, quando disponível, ar-condicionado.

Quais os sinais e sintomas do Zika Vírus?

A maior parte dos pacientes com infecção pelo zika vírus (ZIKV) não tem qualquer sintoma ou desenvolve uma doença febril autolimitada, semelhante ao que acontece com as infecções por chikungunya e dengue.
Quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

  • Febre baixa (≤38,5 ºC) ou ausente;
  • Lesões de pele (exantema) e coceira de início precoce;
  • Conjuntivite não purulenta;
  • Cefaleia;
  • Dor muscular e nas articulações;
  • Articulações inchadas;
  • Aumento dos linfonodos.

Complicações

Ainda que a maior parte das pessoas superam a infecção pelo zika vírus sem maiores problemas, duas complicações neurológicas graves relacionadas ao ZIKV foram identificadas

Síndrome de Guillan-Barré (SGB)
A síndrome de Guillain-Barré é uma condição rara em que o sistema imunológico passa atacar e destruir os nervos periféricos.
Ela é mais comum em gestantes, idosos e pessoas com outras comorbidades.
A sensação de formigamento de membros ou alterações do nível de consciência podem ser os primeiros sinais da síndrome de Guillan-Barré. Na presença destes sintomas, a avaliação médica não deve ser posgergada.

Microcefalia
Gestantes infectadas podem transmitir o vírus ao feto, podendo levar ao aborto espontâneo, óbito fetal ou malformações congênitas, como a microcefalia.
Estas crianças tendem a ter uma ampla gama de deficiências intelectuais, físicas e sensoriais, que duram a vida toda.

Diagnóstico

No paciente com quadro clínico compatível com a infecção pelo Zika Vírus, a confirmação pode ser feita por meio de exames laboratoriais de sorologia e biologia molecular.
O diagnóstico laboratorial pode ser feito por meio de métodos diretos (isolamento viral ou pesquisa de RT-PCR) ou por meios indiretos (identificação de anticorpos virais).
Recém-nascidos com suspeita de comprometimento neurológico, por sua vez, devem realizar exames de imagem, como o ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Tratamento do Zika Vírus

A infecção pelo Zika Vírus é uma doença autolimitada, o que significa que ela tende a melhorar com o tempo independentemente de qualquer intervenção médica na maior parte das vezes.
O tratamento, desta forma, envolve basicamente o suporte necessário para o alívio dos sintomas e para o manejo de complicações.
Entre as medidas indicadas, incluem-se:

  • Reposição volêmica / hidratação
  • Repouso relativo, enquanto durar a febre;
  • Administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre;
  • Não administração de ácido acetilsalicílico (AAS), pelo maior risco de sangramento.

Além disso, o paciente deve procurar atenção médica imediata no caso da sensação de formigamento de membros ou alterações do nível de consciência.