Uretrocistografia Miccional
O que é a Uretrocistografia Miccional?
A uretrocistografia miccional é um exame que tem por finalidade avaliar a anatomia e o funcionamento da bexiga e da uretra, que é o canal por onde sai a urina.
Neste exame, a bexiga é gradativamente enchida com um contraste visível à radiografia.
À medida que a bexiga se enche e depois durante a micção, são tiradas radiografias em diferentes posições e tempos, para avaliar o que acontece com o contraste.
A principal indicação para a Uretrocistografia miccional é para a avaliação do Refluxo vesicoureteral. Esta é uma condição em que a urina da bexiga retorna para o ureter e, eventualmente, até o rim.
Como o refluxo é uma condição tipicamente vista durante a infância, a maior parte dos pacientes que realizam o exame são crianças.
Como é feita a Uretrocistografia Miccional?
O exame se inicia com a introdução de uma sonda vesical, passando pela uretra até chegar à bexiga.
A seguir, a bexiga é enchida através da sonda com soro fisiológico e um contraste visível à radiografia. Radiografias são realizadas e, então, a sonda é retirada.
Já sem a sonda, o paciente é orientado a urinar, sendo que novas radiografias são feitas durante e após a micção. O exame dura de 30 a 60 minutos.
Após o procedimento, o paciente pode experimentar uma leve dor ao urinar por até 48 horas. A urina também pode ficar levemente rosada.
A rotina diária poderá ser reassumida tão logo o exame tenha sido concluído.
Indicações
A Uretrocistografia miccional é indicada para a avaliação de problemas na estrutura ou função do sistema urinário.
O exame pode verificar o tamanho e a forma da bexiga e procurar problemas, como um bloqueio ao longo do caminho da urina.
Ele também pode mostrar se a urina está se movendo na direção errada. Normalmente, a urina flui em um caminho de mão única, dos rins para a bexiga através dos ureteres.
Uma condição denominada de Refluxo vesicoureteral, especialmente prevalente entre crianças, faz com que a urina possa se dirigir no sentido contrário, da bexiga em direção à uretra e, eventualmente, rins.
Durante a Uretrocistografia miccional, quando o contraste colocado na urina é visto mais acima, no ureter ou rins, fica caracterizado o refluxo vesicoureteral.
Em alguns casos, o refluxo só acontece quando uma pessoa está urinando, de forma que as imagens devem ser feitas também durante a micção.
Como o refluxo pode causar infecções do trato urinário, o teste pode ser solicitado para pessoas que apresentam Infecções urinárias de repetição.