Tratamento da Dor com Adesivo de Capsaicina
O que é a capsaicina?
A capsaicina é um produto extraído das pimentas Capsicum, tendo sido utilizada para o tratamento da dor há longa data. Ela é normalmente utilizada na forma de cremes a 0,025%, 0,075% e 0,1%. Fora do Brasil, estão disponíveis adesivos tópicos em concentração de 8%, para uso exclusivo intrahospitalar.
Quando a Capsaicina é indicada?
Geralmente, é indicada no tratamento da dor neuropática localizada. Devido aos efeitos colaterais frequentes, ela é considerada como segunda linha de tratamento, quando outras alternativas já tenham sido tentadas sem sucesso.
Qual o mecanismo de ação?
A capsaicina é um agonista altamente seletivo para os receptores de potencial transitório vaniloide do tipo 1 (TRPV1) nos neurônios.
A ativação prolongada do TRPV1 pela capsaicina resulta na perda da funcionalidade do receptor, o que resulta em uma menor sensibilidade neuronal.
Em concentrações elevadas, a capsaicina tópica pode inclusive promover neurólise temporária, com reinervação ocorrendo semanas após a interrupção da terapia medicamentosa (1).
Como é feito o uso da Capsaicina?
Está disponível comercialmente na forma de cremes a 0,025%, 0,075% e 0,1%. Eles devem ser aplicados entre 3 e 4 vezes por dia.
A aplicação pode levar a um desconforto inicial considerável após a sua aplicação, que é frequentemente um motivo de intolerância e abandono do medicamento. A pomada deve ser aplicada diariamente ao longo de oito semanas.
Cuidados e Precauções
Ela não deve ser usada em feridas abertas. Os principais efeitos colaterais são localizados e incluem vermelhidão, queimação, ardência ou coceira.
Com aplicações repetidas, essas sensações indesejadas tendem a diminuir.
Os pacientes são também aconselhados a usar luvas durante a aplicação do creme, evitar contato com os olhos e membranas mucosas e lavar as mãos após a aplicação.