medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Tintura para Cabelos

Quais os tipos de Tintas para Cabelos?

Existem diferentes tipos de tinta para os cabelos. As mais comuns incluem:

Tintura permanente
Muda a cor dos fios e precisa de retoque na raiz, quando o cabelo crescer, dentro de 30 dias.
Não é recomendado aplicar o produto sob o cabelo já tingido, pelo risco de ressecamento dos fios;

Tintura tonalizante
Tonalizantes são tinturas que não contêm amônia. Elas atuam apenas na cutícula, a superfície externa dos fios.
Ela não é capaz de clarear os fios. O que ela faz é realçar aquelacoloração que está um tanto apagada e dá mais brilho ao tom natural.
Os tonalizantes são capazes de clarear o cabelo em apenas 2 tons, durando em média 20 lavagens.

Tintura temporária
É uma tintura ainda mais fraca que a tonalizante, com duração média de apenas 5 a 6 lavagens. Ela é recomendada para dar mais brilho ao cabelo.

Tintura de Hena
A hena é um produto natural que altera a cor do cabelo sem mudar a estrutura dos fios. Ela não é capaz de clarear os cabelos e tem duração média de 20 dias.

Tintura vegetal
Tinturas naturais capazes de alterar completamente a cor e cobrir os cabelos brancos. Ela dura cerca de 1 mês.

Tintas naturais preparadas com chá
As tintas preparadas com chás com ótimas opções para quem deseja mais brilho e menos cabelos brancos, sem ter que recorrer à produtos químicos.
Elas duram apenas cerca de 3 lavagens. No entanto, podem ser usadas regularmente.

Como é aplicada a tintura do cabelo?

Nas primeiras vezes em que for realizar a tintura para os cabelos, o ideal é que isso seja feito nos salões de cabelereiros, para evitar contratempos.

No entanto, para aquelas ou aqueles que estão habituados às tinturas, existem à venda em praticamente todos os supermercados as tintas capilares para uso doméstico.

Quando for utilizar tinta para cabelo, a cabeça não deve ser lavada no dia anterior ao procedimento. A justificativa para isso é que a oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo dos produtos químicos. Ao lavar o cabelo, a oleosidade natural é removida.

Caso o produto seja um tonalizante, a recomendação é o contrário: os fios devem ser limpos para um melhor resultado.

Para aplicar a tintura, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Aplique um creme ou gel de cabelo no contorno do rosto e na nuca, para evitar possíveis manchas. Isso é válido especialmente no caso de tinturas escuras.
  2. Vista as luvas
  3. Misture a bisnaga de coloração dentro do frasco aplicador. Agite bem até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  4. Divida o cabelo em quatro grandes partes: duas na parte superior e duas na parte inferior do cabelo.
  5. Com um pincel para tintura de cabelo, comece a aplicar a mistura pela raiz, no topo da cabeça.
  6. Se você apenas estiver fazendo retoque de raiz ou cobrindo os cabelos brancos, espalhe a tinta por cerca de 5 cm da raiz em todo cabelo.
  7. Caso esteja mudando para uma nova cor, após pintar toda a raiz, passe o produto também no comprimento dos fios.
  8. A seguir, deixe a tinta agir pelo tempo indicado na caixa.
  9. Enxágue bem e, ainda no banho, passe a primeira dose do condicionador que veio junto com sua tinta.

Quais os efeitos da tintura sobre o cabelo?

A tintura para cabelos está entre os cosméticos mais utilizados por mulheres.

No entanto, ela podem vir acompanhada de certos problemas para a saúde capilar. Estes danos podem ser minimizados por meio de uma escolha adequada da tintura, da forma como ela é aplicada e de outros cuidados adotados com o cabelo.

Entre os principais problemas da tintura, incluem-se:

  1. Enfraquecimento dos fios
    As tinturas corroem a camada superficial dos fios. Com o tempo, isso faz com que eles fiquem mais secos, opacos e quebradiços.
    Quanto mais radical a mudança de cor e quanto maior o tempo de exposição ao produto, maior é o risco de fragilizar os fios.
    Os cabelos mais claros são naturalmente mais finos e, por isso, mais propensos a ressecar.
    A tolerância à tintura, desta forma, não tem a ver com a cor, mas com características como a espessura dos fios.
  2. A descoloração torna os cabelos mais finos
    A descoloração altera a estrutura dos fios, tornando eles mais finos e mais propensos à quebra.
    A combinação de tintura com descolorantes aumenta ainda mais este risco.
  3. Queda de cabelos
    O uso de tinturas não provoca a queda dos cabelos. É possível dizer, inclusive, que de todos os tratamentos estéticos para o cabelo, a tintura tende a ser uma das menos agressivas.
    A queda se dá a partir de alterações na raiz do cabelo, enquanto que as substâncias químicas da tintura atuam na haste dos fios.
    No entanto, é possível que o ressecamento dos fios leve à sua quebra, especialmente quando a tintura é associada a outros procedimentos químicos, como a escova progressiva ou outras formas de alisamento capilar.
  4. Risco de alergia
    As tinturas são feitas de produtos químicos e podem causar alergia. Isso é válido especialmente no caso das tinturas com amônia, que desta forma devem ser evitadas.

Quando a tintura pode ser refeita?

A frequência com que a tintura pode ser refeita depende do tipo de cabelo e do histórico de tinturas realizadas.

Mas, como regra geral, o ideal é que se espere por ao menos 30 dias até a próxima aplicação.

Intervalos mais curtos podem eventualmente ser considerados em pessoas com fios de cabelo muito espessos.

Quando é necessário descolorir o cabelo?

A cor da tintura definitiva não pega em cima de cor. Ela precisa de uma base clara e suficientemente sem cor para que a cor desejada seja capaz de aparecer ou não se transformar em outra.
Para não precisar descolorir, estas tinturas devem ser usadas em até 3 tons abaixo da cor do cabelo.

O clarealmento maior é possível apenas com certos tipos de tinturas temporárias, como os sprays, que agem por cima do fio como uma capa, fazendo com que a cor apareça.

Caso se queira uma coloração mais clara com a tintura definitiva, é preciso realizar um procedimento para descoloração do cabelo seguido pela tintura.

Os descolorantes são produtos feitos a partir da combinação de um pó descolorante com água oxigenada ou a amônia. A união destes compostos faz com que as cutículas do cabelo se abram e remova os pigmentos dos fios.

No geral, os descolorantes apresentam uma volumagem, que nada mais é do que a quantidade de água no pó que é diluído. Quanto maior é a volumagem, mais as escamas se abrem e mais claro o cabelo fica.

A descoloração é uma química agressiva, que danifica bastante os fios. Este dano é maior quanto maior a volumagem do descolorante.

Em alguns casos, poderá ser recomendado um tratamento prévio do cabelo antes de descolorí-lo. Além disso, é recomendado que se aguarde um prazo de ao menos 15 dias antes de submeter o cabelo a nova química, como o alisamento capilar.

Como clarear um cabelo já tingido?

No receio de os fios sofrerem muitos danos com a descoloração, muitas pessoas acabam passando outra camada de tinta para clarear o fio escuro já tingido, provocando um problema maior ainda.
No entanto, é preciso entender que a tinta não é capaz de clarear outra tinta. Assim, aplicar uma camada de tinta sobre outra tintura prévia mais escura pode acarretar em um cabelo manchado e fora da tonalidade desejada.

A opção neste caso é usar uma técnica conhecida como decapagem.

A decapagem capilar nada mais é do que uma técnica que remove os pigmentos do cabelo tingido por meio de uma mistura de água oxigenada e pó para limpeza de cor. Ele é muito parecido com o descolorante, que tira os pigmentos escuros do cabelo para deixá-los mais claros e tornar mais fácil a penetração da coloração com outros tons.

Antes de realizar o procedimento, no entanto, é preciso considerar que esta mistura de químicos pode aumentar o dano aos fios de cabelo. Este dano pode ser minimizado, mas não completamente evitado, com cuidados prévios com o cabelo.

Como recuperar a cor natural dos cabelos tingidos?

Existem diferentes motivos para os quais uma pessoa com uma tintura definitiva decida voltar a ter o cabelo com a cor natural, sem a tintura.

Infelizmente, não existe um procedimento capaz de remover os pigmentos da tinta de dentro das fibras capilares.

A melhora opção, neste caso, é pintar o cabelo com uma cor semelhante à cor natura do cabelo e esperar ele crescer.

Para cabelos tingidos mais claro do que a cor natural, isso também pode ser obtido com o uso de um tonalizante.

Quando o cabelo tingido é mais escuro do que a cor natural, pode ser necessária a realização de uma descoloração prévia, para depois tingir da cor natural.

Cuidados com o cabelo pintado

Alguns cuidados indicados para pessoas com os cabelos tingidos incluem:

  • Lavar o cabelo quando houver necessidade, sempre que ele ficar com a raiz oleosa;
  • Usar produtos adequados para cabelos tingidos ou quimicamente tratados. Além de hidratar, os xampus próprios para cabelos coloridos ajudam a segurar a tintura por mais tempo.
  • Protetores térmicos e produtos emolientes, como os cremes sem enxágue (leave-in), blindam os fios contra o sol, o secador e outras agressões ambientais.
  • mantenha distância dos xampus anticaspa, antirresíduos e para cabelos oleosos, que removem a tinta mais rápido e podem deixar os fios ainda mais secos.
  • Usar shampoo diluído em água, aplicando o produto somente na raiz. Lavar o restante do cabelo somente com a espuma;
  • Aplicar condicionador ou máscara nos cabelos para ajudar com a hidratação, deixando atuar durante pelo menos 2 minutos enquanto penteia os fios;
  • Enxaguar o cabelo com água mais fria;
  • Fazer uma máscara de hidratação profunda pelo menos 1 vez por semana.

Com que idade as crianças podem pintar os cabelos?

O fio de cabelo da criança é muito mais delicado do que o do adulto. Ele é mais fino, tem menos cor, em geral, é mais frágil. Então tudo o que for passar no cabelo da criança, apresenta um risco muito maior de fragilizar os fios e provocar queda de cabelo.

O couro cabeludo das crianças também é mais sensível. Assim, quando a pele entra em contato com produtos químicos, ela pode apresentar irritação, bolhas, vermelhidão, coceira e outras formas de lesão e desconforto.

Eventualmente, o uso de sprays de cabelo à base de água pode ser uma opção divertida e muito mais segura. Além de não comprometer a saúde dos fios, ele pode ser facilmente removido no banho, sem o uso de produtos químicos para isso.

Já na puberdade, por volta dos 12 anos nas meninas, os fios atingiram o auge do seu desenvolvimento e maturação. Assim, os problemas que podem decorrer da tintura são os mesmos que qualquer mulher adulta enfrenta.

No entanto, para evitar o dano cumulativo das tinturas nos cabelos, o ideal é postergar ao máximo a coloração.

Uma vez que se decida por fazê-la, as meninas devem usar produtos próprios para a idade, sem a presença de amônia, chumbo ou água oxigenada em sua composição.

A aplicação desses produtos deve idealmente ser realizada em salões de cabelereiro por um profissional qualificado.

Gestantes podem pintar os cabelos?

Tinturas com amônia e descolorantes são proibidas para gestantes. Parte destas substâncias químicas são absorvidas e não se sabe ao certo quais as consequências disso no organismo do feto.
Em teoria, alternativas como a henna poderiam ser utilizadas após o primeiro trimestre da gestação. No entanto, o ideal é que se peque pela prevenção e que se evite qualquer tipo de tintura ao longo de toda a gestação.