medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Terapia de voz  para transgêneros

O que é terapia de voz para transgêneros?

A terapia vocal para afirmação de gênero, feita por um fonoaudiologista, ajuda pessoas trans e com diversidade de gênero a ajustarem suas vozes aos padrões de comunicação compatíveis com sua identidade.

Ela pode ajudar a aumentar ou diminuir o tom da voz (quão alto ou baixo a voz soa) e moldar os padrões da voz e da comunicação.

Quem precisa de terapia de voz?

Pessoas transgêneras podem decidir pela terapia de voz se achar que isso poderia ajuda-lo a expressar seu gênero de forma mais autêntica.

A terapia de voz pode ser indicada para mulheres trangêneros, homens transgêneros ou pessoas não binárias.

A maioria das pessoas transexuais procura terapia de voz porque sentem que há uma incompatibilidade entre suas qualidades vocais e como elas (ou outras pessoas) percebem seu gênero – vale considerar que ter o seu gênero mal reconhecido por outras pessoas pode até em alguns casos ser perigoso quando uma pessoa transgênero está em um ambiente hostil e transfóbico.

A relação que cada pessoa tem com sua voz, incluindo o desejo ou não de mudá-la, é muito pessoal. Caso uma pessoa transgênera esteja satisfeita com sua voz e sua comunicação, a terapia de voz pode muitas vezes ser desconsiderada.

Como funciona a Terapia de voz?

A terapia de voz pode treinar o paciente para usar os músculos da voz para ajustar o tom para que sua voz soe mais alta ou mais baixa (mais feminina ou masculina). Ainda assim, é uma adaptação limitada, que pode ou não ser complementada pela cirurgia de transformação vocal.

Além do tom da voz, a terapia pode também incluir o aprendizado de outras qualidades vocais, incluindo:

  • ritmo das palavras;
  • Fluidez;
  • forma como as palavras são enfatizadas;
  • melodia e emoção da fala;
  • Contato visual;
  • Gestos com a cabeça;
  • Tempo ou mudança de direção em uma conversa.

 

Terapia de voz feminizante

Mulheres transexuais procuram terapia de voz com mais frequência do que qualquer outra população identificada como trans.

Durante a puberdade, o hormônio testosterona faz com que as cordas vocais se tornem mais espessas e os músculos da garganta e da caixa vocal (laringe) se tornem maiores. Isso deixa a voz mais profunda e masculina.

As mudanças que acontecem na caixa vocal são irreversíveis sem cirurgia. Suprimir a testosterona e tomar estrogênio como parte da terapia hormonal não terão efeitos sobre a caixa vocal e a voz.

Algumas pessoas podem usar a terapia de voz como único recurso para a transformação vocal. No entanto, existe um limite para isso e a procura por cirurgia é mais comum do que entre homens trans.

Terapia de Voz Masculinizante

A masculinização da voz é muitas vezes alcançada em nível satisfatório devido aos efeitos da terapia hormonal com testosterona sobre as pregas vocais.

Algumas pessoas podem buscar a terapia de voz masculinizante porque gostariam de ajustar a voz, mas não querem fazer uso da testosterona.

Independentemente do uso ou não de testosterona, a terapia vocal pode ajudar no ajuste da voz e das características da fala e da comunicação.

Por outro lado, a cirurgia para transformação vocal é muito menos procurada do que no caso de mulheres trans.