medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Schwannoma

O que é um schwannoma?

O schwannoma é um tumor que se se origina a partir das células de Schwann, um tipo de célula da glia que envolve os nervos periféricos e que fornece proteção e suporte aos neurônios. Assim, o Schwannoma é também um tipo de Glioma.

Os nervos periféricos são nervos localizados fora do sistema nervoso central, ou seja, fora do cérebro e da medula espinhal. Eles transmitem impulsos do cérebro para as mais diversas áreas do corpo e de volta do corpo para o cérebro.

Os Schwannomas são quase sempre benignos, mas podem eventualmente ser malignos (cancerígenos). Eles geralmente apresentam crescimento lento.

Fatores de risco

Os schwannomas afetam mais comumente pessoas entre 50 e 60 anos, sendo raros em crianças.

90% dos Schwannomas se desenvolvem de forma aleatória e em pessoas saudáveis. Os outros 10% dos casos está ligada a uma condição genética, como a neurofibromatose.

Schwannoma vestibular

Embora os Schwannomas possam acometer diferentes nervos periféricos, cerca de 60% dos casos benignos estão associados ao nervo vestibular, no ouvido.

Ainda que geralmente sejam benignos, os schwannomas vestibulares podem afetar a audição, o equilíbrio e provocar zumbido.

Quais os sintomas de um schwannoma?

Schwannomas crescem lentamente e podem evoluir por anos sem nenhum sintoma e sem que o paciente tenha consciência de seu problema.
Quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor em queimação
  • Agulhadas
  • Formigamento ou dormência.
  • Fraqueza muscular
  • Abaulamento na pele

Além destes sinais e sintomas gerais, alguns sintomas específicos podem se fazer presentes, a depender do nervo acometido:

  • O Schwannoma vestibular pode provocar surdez, zumbido e tontura;
  • O Schwannoma fácial pode comprometer a deglutição, o movimento dos olhos e as sensações gustativas, além de causar paralisia facial.
  • O schwannoma no nervo ciático pode provocar uma dor irradiada para a perna, semelhante à dor da hérnia de disco.

Diagnóstico

Diferentes exames de imagem podem ser usados para avaliar o paciente com suspeita de schwannoma.

A Ressonância Magnética é geralmente o exame de escolha. A Tomografia computadorizada e o ultrassom também podem ser considerados para isso.

Na presença de uma imagem suspeita, o diagnóstico pode ser confirmado por meio de uma biópsia.

A biópsia também é importante para diferenciar um schwannome benigno de um Schwannoma maligno.

Tratamento do Schwannoma

O tratamento para schwannoma depende de sua localização e da rapidez com que ele está crescendo.
Algumas opções de tratamento incluem:

Observação
Tumores benignos, de crescimento lento e que não estejam provocando sintomas significativos podem ser apenas observados.
Caso em um segundo momento eles passem a crescer mais rapidamente ou se tornem mais sintomáticos, a escolha de tratamento poderá ser reavaliada.

Cirurgia
Tumores de crescimento rápido ou que provoquem sintomas significativos podem precisar ser removidos cirurgicamente.
Idealmente, todo o tumor deve ser removido na cirurgia. Entretanto, uma remoção parcial pode ser considerada para minimizar o dano ao nervo.
Como os schwannomas se formam na bainha que envolve o nervo, a cirurgia pode em muitos casos ser concluída sem que a função do nervo seja comprometida.

Radioterapia
A radiocirurgia estereotáxica tem por objetivo destruir o tumor por meior de radiação focada. Ela pode ser indicada quando o tumor estiver muito próximo de vasos sanguíneos ou nervos vitais, de forma a evitar possíveis complicações.

Imunoterapia
Os schwannomas malignos podem ser tratados com imunoterapia e medicamentos quimioterápicos.