medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Rinite Medicamentosa

O que é rinite medicamentosa?

A rinite medicamentosa se refere a um processo de inflamação nasal decorrente do uso de certos medicamentos, especialmente os descongestionantes nasais.

O uso prolongado de descongestionantes nasais leva a uma redução na produção de muco, podendo com isso gerar uma resposta rebote, com maior produção do muco e piora dos sintomas de congestão.

Quais são os sintomas?

Ao contrário da Rinite alérgica, a rinite medicamentosa não costuma provocar sintomas como coceira nos olhos, nariz ou garganta.

O que deve chamar a atenção para a rinite medicamentosa é a história de uma rinite que não melhora, acompanhada do uso de descongestionantes nasais.

Não há um teste para diagnosticar formalmente o congestionamento de rebote. Entretanto, se a rinite medicamentosa for a culpada, os sintomas devem melhorar após a interrupção do medicamento.

Tratamento da Rinite Medicamentosa

O primeiro passo no tratamento da rinite medicamentosa é interromper o uso do descongestionante nasal.

Em alguns casos, porém, esta interrupção deve ser gradativa. Isso porque, no caso de uma interrupção abrupta, o inchaço e a congestão podem piorar ainda mais.

Outros medicamentos poderão ser usados para o alívio sintomático em substituição aos descongestionantes, especialmente a solução salina.

Nos casos mais sintomáticos, o uso de corticoide nasal também poderá ser considerado.

Soluções salinas

A solução salina em gotas ou em spray é composta por cloreto de sódio 0,9 combinado com água estéril. Ela auxilia na limpeza nasal, ajudando a eliminar as substâncias irritantes e os alérgenos. 

Além disso, também contribui para a fluidificar a secreção nasal, aliviando a sensação de nariz entupido ou escorrendo.

Alguns exemplos de soluções salinas vendidas comercialmente são:

  • Salsep; 
  • Rinosoro;
  • Sorine;
  • Maresis. 

Além disso, o soro fisiológico pode ser usado por meio de uma seringa.

Corticoides nasais

Os corticoides na forma de spray nasal agem reduzindo a inflamação e o inchaço da mucosa nasal. Com isso, espera-se um alívio de sintomas como congestão, coriza e espirros. 

São exemplos e corticoides nasais usados para a rinite:

  • Beclometasona;
  • Fluticasona;
  • Budesonida.