Periodontia
O que é a Periodontia?
Periodontia é a especialidade da odontologia, que previne, diagnostica e trata as doenças da gengiva e das partes que sustentam os dentes, como o ligamento periodontal e os ossos alveolares.
Assim como os elementos dentários, as gengivas e ossos merecem bastante atenção para a manutenção da saúde oral. A gengivite e a Periodontite são condições que, em suas fases mais avançadas, estão entre as principais causas de perda de dentes
Quais as áreas de atuação do periodontista?
O periodontista se distingue em dois ramos distintos de atuação:
- Periodontia clínica: área que faz a profilaxia ou prevenção das doenças da gengiva e ossos que sustentam o dente (periodonto), além de tratar a gengivite e a periodontite.
- Periodontia estética: área voltada para a correção do volume de gengiva. Algumas pessoas possuem volume maior e comprometem o sorriso. Nestes casos está indicada a cirurgia de sorriso gengival e recobrimento radicular.
Quais os sinais e sintomas das doenças gengivais?
A doença periodontal geralmente não causa sintomas significativos em sua fase inicial. Assim, é comum que ela seja negligenciada e tratada apenas nas fases mais avançadas, quando o tratamento é muito mais difícil, além de poder levar a perda de um ou até mesmo de todos os dentes.
Além disso, há o risco de as bactérias entrarem no sangue e chegarem a outras partes do corpo, incluindo o coração.
O ideal, desta forma, é ir ao dentista a cada 6 meses para uma limpeza geral, principalmente para a remoção de tártaro que é o acúmulo de bactérias nos dentes. O tártaro endurecido acumulado pode infectar as gengivas causando doenças. Caso nesta avaliação o dentista identifique uma doença periodontal, o paciente pode ser encaminhado ao periodontologista.
Além disso, é preciso considerar a presença de certos sinais e sintomas como indicativos das doenças periodontais, incluindo:
- Sangramento da gengiva durante a higienização bucal;
- Dor de dente;
- Mau Hálito;
- Bolsas de pus no tecido;
- Sensibilidade aumentada;
- Gengivas retraídas;
- Amolecimento do dente;
- Perda do dente;
- Retração gengival.
Quais as principais doenças tratadas pelo periodontista?
Entre as principais condições tratadas pelo periodontista incluem-se:
- Gengivite
- Periodontite
- Sorriso gengival
Gengivite
Gengivite é uma condição caracterizada pela inflamação da gengiva, geralmente em decorrência de uma infecção bacteriana.
Ela provoca vermelhidão e inchaço da gengiva e facilita a ocorrência de sangramentos durante a escovação dos dentes.
Quando não tratada, a gengivite pode levar ao comprometimento do osso que sustenta os dentes, o que caracteriza a periodontite. Eventualmente, isso fragiliza o dente e pode levar à queda dos dentes.
Periodontite
Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem e sustentam os dentes, conhecidos como periodonto.
Estas bactérias levam à formação das placas bacterianas, conhecida como tártaro, que por sua vez leva a uma corrosão da raiz do dente.
A periodontite geralmente se desenvolve como uma fase avançada da doença da gengiva, conhecida como gengivite.
A percepção de dentes alongados pode ser um indicativo da periodontite. Quando as estruturas que suportam os dentes são afetadas e até mesmo destruídas, a gengiva cai (ela fica retraída) e deixa os dentes mais expostos, causando uma aparência de dentes alongados.
Amolecimento e queda dos dentes também pode acontecer, em decorrência do comprometimento do osso alveolar.
Outros sinais e sintomas que podem estar presentes incluem:
- Aumento da sensibilidade dental;
- Formação de bolsas nas gengivas;
- Dor de dente;
- Mau hálito;
- Alteração do paladar
Sorriso gengival
Sorriso gengival se refere à exposição excessiva da gengiva durante o sorriso. Em algumas pessoas, o caso é tão grave que a gengiva aparece mesmo em uma condição de repouso, sem sorrir.
Existem três diferentes condições, que isoladamente ou em conjunto podem provocar o sorriso gengival:
- Dimensão vertical excessiva da maxila.
- Hipermobilidade dos músculos elevadores do lábio superior.
- Excesso de gengiva, que se encontra sobre a coroa dentária.
- Embora não traga prejuízos do ponto de vista funcional, o sorriso gengival pode ser bastante incômodo do ponto de vista estético.Assim, diferentes tipos de tratamento cirúrgico podem ser considerados para isso.
Quais os principais tratamentos feitos na periodontia
Dependendo da condição, diferentes tipos de procedimentos podem ser usados pela periodontia, incluindo:
- Raspagem e aplainamento radicular para remoção do tártaro;
- Limpeza dos dentes e orientação quanto a higiene bucal;
- Cirurgia periodontal
- Indicação de medicamentos.
Quais são as principais cirurgias periodontais?
Cirurgia para eliminar a infecção
Uma vez concluída a fase não cirúrgica de tratamento periodontal (raspagem, remoção de placa e melhora da higiene bucal) o dentista realiza novos exames e analisa a gravidade e extensão das sequelas do processo infeccioso sobre os tecidos periodontais.
Eventualmente, poderá ser considerada a possibilidade de de cirurgias para a limpeza do tecido infectado / morto e que não responderam aos procedimentos não cirúrgicos.
Cirurgia de enxerto ósseo
Nos casos de absorção (perda óssea) do osso alveolar o periodontista usa variadas técnicas de enxerto ósseo para aumentar o volume de tecido ósseo em uma determinada região da boca.
Cirurgia estética gengival
É uma técnica de cirurgia plástica gengival utilizada para mudar o formato das gengivas que envolvem os dentes, com finalidade estética ou funcional.
Ela está indicada para pessoas com “sorriso gengival” e que não estejam satisfeitas com o volume de suas gengivas.
Cirurgia de enxerto de gengiva
Em alguns casos de retração gengival ou na periodontite avançada, o dentista indica o enxerto de gengivas para evitar a exposição da raiz dos dentes.