Pesquisar

Oligodendroglioma

O que é oligodendroglioma?

Oligodendroglioma é um tumor cerebral que se origina a partir dos oligodendrócitos, um tipo de célula da glia. Ele é, desta forma, também considerado um tipo de glioma.

As células da glia englobam um conjunto de tipos celulatres que têm como função dar suporte ao funcionamento dos neurônios no cérebro e na medula espinhal.

Especificamente me relação às células oligodendrogliais, elas produzem a mielina, a qual isola eletricamente os neurônios.

O Oligodendroglioma corresponde a aproximadamente 4% dos tumores cerebrais primários. A maior parte deles é diagnosticada entre os 30 e os 60 anos de idade, embora possa acometer pessoas de qualquer idade, inclusive crianças.

Esses tumores geralmente se desenvolvem nos lobos frontal ou temporal do cérebro. Eventualmente, podem acometer a medula espinhal. Alguns deles são benignos e outros malignos. Enquanto alguns oligodendrogliomas crescem lentamente, outros são mais agressivos.

O oligodendroglioma pode se espalhar para outras áreas do cérebro e da medula através do líquor. Entretanto, é incomum que se espalhem para fora do Sistema Nervoso Central.

Tipos de oligodendrogliomas

Os oligodendrogliomas são classificados em dois tipos, com base na velocidade com que se espera que o tumor cresça.
Esta classificação é feita por meio da avaliação das características microscópicas do tumor, avaliadas após uma biópsia ou após a remoção do tumor.
Os dois tipos de oligodendrogliomas são:

Oligodendroglioma puro
Tumor benigno e de crescimento lento, classificado como grau 2 ou baixo grau de acordo com a classificação de tumores cerebrais de OMS. Eles podem estar presentes por anos antes de apresentarem os primeiros sintomas e geralmente estão confinados apenas ao tecido próximo.

Oligodendroglioma anaplásico
Tumor maligno, que pode se espalhar rapidamente para outras áreas do sistema nervoso central. São classificados como grau 3 ou de alto grau, de acordo com a classificação da OMS para os tumores cerebrais.

Quais são os sinais e sintomas dos oligodendrogliomas?

Muitos pacientes com oligodendrogliomas desenvolvem o tumor por um longo período antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

Quando presentes, os sintomas estão relacionados principalmente à compressão de estruturas próximas e ao aumento da pressão intracraniana. Assim, eles dependem do tamanho e da localização do tumor.

dependem do tamanho e da localização do tumor

Os sintomas do oligodendroglioma podem incluir:

  • Convulsões;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea ou vômitos;
  • Problemas de equilíbrio e movimento;
  • Dificuldade de linguagem;
  • Mudanças de comportamento e personalidade;
  • Problemas de memória;
  • Problemas de vidão ou audição;
  • Fraqueza em um lado do corpo.

Diagnóstico

Na presença de sintomas característicos, o oligodendroglioma pode ser diagnosticado por meio de exames de imagem como a Ressonância Magnética ou a Tomografia Computadorizada.

O diagnóstico definitivo é feito através da biópsia com análise microscópica do tecido tumoral.

Além de confirmar o diagnóstico do oligodendroglioma, a avaliação microscópica permite identificar qual o grau do tumor, o que é importante tanto para a escolha do tratamento como para determinar o prognóstico.

Tratamento do oligodendroglioma


O tratamento do oligodendroglioma depende da localização, tamanho e grau do tumor.

Cirurgia
A cirurgia é o tratamento primário para o Oligodendroglioma, sendo realizada pelo Neurocirurgião.
O objetivo da cirurgia deve ser remover o máximo possível do tecido tumoral. Em muitos casos, porém, ele encontra-se localizado próximo de estruturas críticas do cérebro ou medula, o que torna a ressecção ampla muito arriscada ou inviável.

Radioterapia
A radioterapia pode ser recomendada após a cirurgia, com o objetivo de destruir células cancerígenas que eventualmente tenham ficado para trás após a cirurgia.

Quimioterapia
A quimioterapia pode ser feita antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir a massa tumoral e criar condições mais adequadas para a sua remoção cirúrgica, ou após a cirurgia, para destruir células cancerígenas que não tenham sido removidas com a cirurgia. Neste caso, ela pode ser feita antes ou após a radioterapia.

Qual o prognóstico do Oligodendroglioma?

O prognóstico do Oligodendroglioma depende da idade, da saúde geral e, especialmente, do tipo de oligodendroglioma e se a cirurgia foi capaz de remover todo o tumor. Isso significa, portanto, que o prognóstico depende da localização do tumor, que é o que determina se ele pode ser todo removido ou não.
Como regra geral, estudos apontam um sobrevida em cinco anos entre 66% e 78% para as pessoas com oligodendroglioma puro, de grau 2. Já para o oligodendroglioma anaplásico, grau 3, a sobrevida em cinco anos varia entre 30% e 38% (1).