Pesquisar

Micropênis

O que é o micropênis?

Micropênis é um pênis atipicamente pequeno, embora normalmente estruturado. Isso significa que ele não tem outras alterações além de um tamanho reduzido e que ele funciona normalmente como o pênis de qualquer outra criança.

O micropênis habitualmente é descoberto na infância ou na primeira infância. Geralmente, ele resulta de uma deficiência de testosterona fetal.

Em alguns bebês, o tratamento hormonal precoce pode ajudar a estimular o crescimento do pênis em direção a um comprimento mais normal.

A incidência do micropênis é de aproximadamente 0,6%.

Como caracterizar o micropênis?

O micropênis é caracterizado pelo comprimento do pênis esticado. Para isso, o pênis deve ser esticado suavemente e segurado próximo ao corpo. Ele é então medido desde a ponta até sua bese.
Alguns estudos usam valores diferentes para caracterizar o micropênis. Embora valores um pouco diferentes possam sem encontrados em diferentes estudos, como regra geral podemos dizer que:

  • Para o bebê recém-nascido, o comprimento médio do pênis é de 3,5cm. Quando ele tem menos de 1,8cm, fica caracterizado o micropênis.
  • No adulto, o comprimento médio do pênis é de 13,3cm. O micropênis fica caracterizado quando ele for menor do que 9,3cm.

A tabela abaixo mostra o tamanho médio do pênis em cada idade e o tamanho em que se o considera o micropênis.

MICROPÊNIS
IDADE TAMANHO MÉDIO DO PÊNIS MICROPÊNIS 
0-5 meses 3,9 1,9
6-12 meses 4,3 2,3
1-2 anos 4,7 2,6
2-3 anos 5,1 2,9
3-4 anos 5,5 3,3
4-5 anos 5,7 3,5
5-6 anos 6,0 3,8
6-7 anos 6,1 3,8
7-8 anos 6,2 3,8
8-9 anos 6,3 3,8
9-10 anos 6,3 3,8
10 – 11 anos 6,4 3,8
adultos 13,3 9,3

Ref: J Paediatr Child Health 1998;34:471.

Qual a causa do micropênis?

O micropênis geralmente é causado por uma deficiência fetal de testosterona. Isso pode acontecer como resultado de síndromes genéticas, como a síndrome de Prader-Willi ou a síndrome de Kallman.

No entanto, a causa mais comum da deficiência de testosterona no recém-nascido é o hipogonadismo hipogonadotrófico.

O hipogonadismo hipogonadotrófico ocorre quando o hipotálamo (uma glândula presente na base do cérebro) não secreta os hormônios que estimulam os testículos a produzir testosterona.

Em muitos casos, no entanto, não existe uma causa conhecida para micropênis. Isso pode acontecer, por exemplo, em decorrência de fatores geéticos. Da mesma forma como uma pessoa pode ter uma altura de 2m10cm sem nenhuma doença por trás disso (algo muito acima da média), o pênis pode ser muito grande ou muito pequeno sem que isso signifique um problema.

Problemas associados ao micropênis

Embora o micropênis possa se apresentar como problema isolado, os problemas hormonais que provocam muitos dos casos de micropênis nos meninos podem também estar associados a outros problemas congênitos.

Estes problemas, no entanto, dependem das características das alterações hormonais.

Algumas pessoas com micropênis podem ter uma contagem de esperma mais baixa, mas este nem sempre é o caso.

Tratamento para o micropênis

Os tratamentos de micropênis mais comuns incluem terapia com testosterona e cirurgia.

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento de micropênis. No entanto, a terapia costuma ser mais efetiva quando o problema é diagnosticado ainda durante a infância.

O tratamento do micropênis na infânica é habitualmente feito pelo urologista pediátrico ou pelo endocrinologista pediátrico.

A primeira linha de tratamento geralmente envolve um curso curto de testosterona. Ela pode ser administrada por meio de gel para aplicação na pele ou por meio da injeção de testosterona.

No adulto, a reposição de testosterona não é efetiva para o tratamento do micropênis.

A cirurgia pode ser considerada em alguns casos.