Pesquisar

Manteiga vegana

O que é a manteiga vegana?

A manteiga vegana é um produto elaborado à base de ingredientes de origem vegetal e não contém nada de produtos de origem animal.

A manteiga comum é feita com produtos de origem animal, como o leite. No caso da manteiga vegana, outros ingredientes são utilizados, como frutas, oleaginosas, leguminosas, óleos vegetais, entre outros.

A manteiga vegana é cremosa ou sólida à temperatura ambiente, ao contrário dos óleos, que são de consistência líquida.

Muitas pessoas preferem a manteiga vegana por ser de origem vegetal, mas será que é mesmo uma manteiga considerada saudável? Vamos descobrir ao longo deste artigo.

Ingredientes utilizados para fazer manteiga vegana

A manteiga vegana pode ser feita de vários ingredientes de origem vegetal. Os principais são os seguintes:

1. Frutas
As manteigas à base de frutas, geralmente são feitas com coco e abacate. Por esse motivo, são ótimas fontes de gorduras saudáveis.
O coco se diferencia por ser fonte de gorduras saturadas que são majoritariamente presentes em alimentos de origem animal.
Já o abacate é fonte de ômega 6 e 9. O ômega 6 ou ácido linoleico é um ácido graxo poli-insaturado que age como um anti-inflamatório no organismo e fortalecendo o sistema imunológico.
O ômega 9 ou ácido oleico é um ácido graxo monoinsaturado que fortalece o sistema imunológico e que ajuda a aumentar o colesterol bom, reduzindo o risco de problemas cardiometabólicos.
Através da manteiga de coco batido com açúcar é que se pode obter o chantilly vegano.

2. Oleaginosas
A manteiga vegana à base de oleaginosas é elaborada com castanhas, amêndoas, avelã, nozes ou macadâmia.
Esse tipo de manteiga é fonte de vários nutrientes, como proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
A manteiga de castanha do Pará se destaca por ser fonte de selênio, um mineral de ação antioxidante que age combatendo processos inflamatórios no corpo e a ação de radicais livres causadores de várias doenças e do envelhecimento precoce.
A manteiga de oleaginosas também se destaca por ser fonte de ômega 6 e 9 e, em menor quantidade, de ômega 3.

3. Sementes
Outro ingrediente de elaboração da manteiga vegetal são as sementes, que podem ser de chia, linhaça, gergelim, girassol ou outra.
As sementes se destacam por serem ótimas fontes de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas.
A semente de linhaça é uma boa fonte de ômega 6 e de ômega 9 e a de chia é uma boa fonte de ômega 9. Além disso, elas contêm quantidades significativas de ômega 3.
Já a semente de gergelim é uma excelente fonte de cálcio, um mineral de extrema importância para a saúde dos ossos e dentes.

4. Leguminosas
As leguminosas também podem ser usadas para a fabricação de manteiga vegetal, principalmente a soja e o amendoim.
As manteigas feitas de leguminosas são boas fontes de proteínas, fibras e gorduras boas.
A manteiga de amendoim se destaca por ser fonte de gorduras saudáveis, entre as quais se destacam os ômegas 6 e 9. Batida com cacau em pó, obtém-se uma pasta de chocolate.
Já a manteiga de soja é fonte de isoflavonas, compostos que ajudam na prevenção de câncer e que exercem ação estrogênica, com efeito parecido com o hormônio feminino, o estradiol. Por isso, é eficaz para amenizar os efeitos adversos da menopausa, um período em que a produção dos hormônios femininos diminui.

5. Outros
As manteigas veganas também podem ser feitas de óleos vegetais, como de palma e o azeite de oliva.
O óleo de palma é o mesmo azeite de dendê. Se destaca por ser uma fonte de gorduras saturadas. Já o azeite de oliva é fonte de ômega 6.
A manteiga vegana pode ter como base apenas um desses ingredientes ou ser a combinação de mais de um deles, como óleo de coco e azeite de oliva, castanhas e óleo de coco ou de girassol, palma e leite de oleaginosas, semente de linhaça e óleo de coco e diversas outras combinações.
O que precisamos ter em mente é que a manteiga vegana precisa ter uma fonte de gordura. Outros ingredientes também podem ser utilizados, como couve-flor, milho, cenoura, alho, ervas, entre outros.

Pontos positivos e negativos da manteiga vegana

O principal ponto positivo da manteiga vegana é que ela pode ser consumida por qualquer pessoa, não apenas os veganos ou vegetarianos, inclusive quem tem intolerância à lactose.
Um ponto negativo é que, mesmo muitas sendo saudáveis, a manteiga vegetal pode se tornar bem calórica assim como a manteiga comum. Por isso, é importante manter o consumo controlado.
Além disso, muitas delas também podem conter alto teor de gordura, mesmo sendo gordura de origem vegetal. Por isso, também é importante controlar o consumo para não exagerar.
Outro ponto negativo é que a manteiga vegana pode ser mais cara que a manteiga de origem animal. Por esse motivo, preparar em casa pode ser uma alternativa mais em conta, tanto em relação ao valor financeiro quanto em relação à composição, pois se torna mais saudável que a industrializada.
Mas, se optar pela manteiga vegana industrializada, é possível encontrar as versões com ou sem sal.

Como consumir

A manteiga vegana pode ser consumida de diferentes formas, principalmente como acompanhamento de outros alimentos, como pães, torradas, sanduiche, tapioca e panqueca.
Algumas delas também podem ser usadas para outras preparações, como doces, chantilly vegano (com a manteiga de coco), chocolate, vitaminas e shakes (principalmente a manteiga de amendoim), bolos, frituras rápidas, para saltear alimentos e refogar e de diversas outras formas.
A manteiga vegana é, inclusive, utilizada com a finalidade de cosmético para o uso na pele e em cabelos como forma de nutri-los. Também pode ser adicionada em cremes prontos ou caseiros para potencializar o efeito prometido.

A manteiga vegana substitui a manteiga normal?

A manteiga vegana pode substituir a manteiga normal de origem animal dependendo da finalidade.
Nem toda manteiga vegana terá a mesma consistência da manteiga comum e nem o mesmo sabor e isso pode interferir na finalidade de determinada receita.
Por isso, é importante escolher a manteiga vegetal certa para ser usada na receita certa.

A manteiga vegana é saudável?

A manteiga vegana pode ser uma opção muito saudável dependendo da sua composição.
A versão industrializada pode conter algum aditivo, como corante e conservante, que a torna não muito saudável.
Mas existem versões prontas com uma composição melhor. Por isso, opte por aqueles que contêm mais ingredientes e aditivos naturais.
Uma opção, também, é preparar a própria manteiga vegana, pois, como já citamos, se torna uma opção mais barata e mais saudável, pois os ingredientes utilizados podem ser escolhidos.