Ruptura do Ligamento Colateral Medial (LCM)
15 de outubro de 2021Lesão Radial do Menisco
15 de outubro de 2021Lesão de Raiz do Menisco
O que é e qual a importância da raiz do menisco?
A raiz é a parte final do menisco, onde ele se fixa no osso.
Cada menisco (medial ou lateral) tem duas raízes: uma na parte da frente do joelho (anterior) e outra na parte de trás (posterior), sendo as lesões muito mais comuns na posterior.
Esta fixação é fundamental para que o menisco seja capaz de absorver o impacto durante a pisada.

A imagem (A) mostra as raízes do menisco (círculos vermelhos), locais onde os meniscos se fixam ao osso. A imagem (B) mostra um joelho durante o apoio do peso. O menisco é forçado para fora, como se estivesse sendo “expulso” do joelho, porém ele permanece fixo ao osso em suas raízes. A medida em que a carga é aliviada (C), a energia elástica do menisco faz com que ele retorne à sua posição.
A importância da raiz para o bom funcionamento do menisco tem sido cada vez mais reconhecida.
Quando o menisco perde sua fixação, ele tende a ser “colocado para fora” da articulação do joelho, o que também é conhecido como extrusão do menisco.
Ele perde a capacidade de amortecer as cargas sobre o joelho, que passa a funcionar como se não tivesse mais menisco.

Lesão traumática X degenerativa
As lesões das raízes dos meniscos podem ser divididas em dois grupos como veremos abaixo.
Lesões degenerativas
Representam a maior parte das lesões. Acometem pacientes de meia idade, mais frequentemente mulheres. Obesidade, sedentarismo e mau alinhamento dos joelhos aumentam o risco para estas lesões.
O paciente tipicamente não se recorda de um evento traumático, ou refere que a dor se iniciou após um movimento simples, como sair do carro ou se agachar para pegar um objeto no chão.
São mais comuns na raiz posterior do menisco medial.
Lesões traumáticas
Observadas após traumas agudos, muitas vezes em associação com uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).
São mais comuns em pacientes jovens do sexo masculino, com acometimento da raiz posterior do menisco lateral.
Tratamento
O tratamento de uma lesão da raiz do menisco depende de fatores como qual o menisco acometido, se houve ou não um evento traumático e da presença de problemas associados, como a artrose no joelho ou mau alinhamento no joelho.
Lesões de aspecto mais degenerativo são tratadas sem cirurgia. Estudos demonstraram que, se essas lesões forem corrigidas cirurgicamente, elas se romperão novamente em um período muito curto de tempo.
Lesões traumáticas em pacientes mais jovens e em menisco com boa qualidade tecidual devem ser tratadas cirurgicamente por meio de reparo meniscal.
Tratamento cirúrgico
Técnicas convencionais de reparo do menisco em que a lesão é fixada à cápsula por meio de pontos de sutura são ineficazes para a lesão da raiz do menisco.
Estas fixações não são suficientes para substituir a força de fixação que o menisco naturalmente tem no osso.
O tratamento da lesão da raiz do menisco evoluiu muito nos últimos anos com o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas específicas que visam fixar novamente a raiz ao osso.
Esta é uma cirurgia tecnicamente mais exigente, mas que se demonstra capaz de restabelecer a função original do menisco.

A imagem (A) mostra uma lesão da raiz posterior do menisco medial; a imagem (B) mostra a lesão da raiz após o reparo cirúrgico.
Para isso, a colaboração com o tratamento pós-operatório é fundamental. O paciente deve manter o uso de muletas sem a descarga de peso na perna operada por aproximadamente seis semanas.
A mobilização se inicia de imediato, com um arco de movimento de 0 a 90 graus nas duas primeiras semanas progredindo progressivamente para a mobilização completa após este período.