medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Leave-in para cabelos

O que é o leave-in?

Traduzindo ao pé da letra, leave-in significa “deixar”.
Na tricologia, o termo se refere a um produto a ser passado no cabelo após o banho e que deve ser deixado no cabelo, os seja, que não precisa ser removido por meio do enxágue.

Para que serve o leave-in?

Existem diferentes tipo de produtos leave-in, que podem ser indicados a depender do tipo de cabelo e de qual o objetivo do tratamento.
Geralmente, ele é usado para selar as cutículas capilares, proteger o cabelo contra os raios ultravioleta e para oferecer proteção térmica, blindando os fios contra os danos causados pelo calor do secador ou da chapinha.
Em função disso, ele dá brilho ao cabelo, diminui o frizz e reduz as pontas duplas.
Durante os meses de verão, o leave-in é extremamente importante por conta da proteção UV. Além disso, ele também costuma ser um ótimo aliado principalmente de fios ressecados por processos químicos.

Como aplicar o leave-in?

Dependendo do produto, o leave-in pode ser indicado para uso no cabelo seco ou molhado.
Ele deve ser aplicado apenas nos fios (hastes) do cabelo e não na raiz.
Isso se deve ao fato de que o acúmulo de resíduos no couro cabeludo pode provocar alergia e irritação.
O leave-in pode ser usado diariamente após o banho, como também pode ser usado de forma mais ocasional.

Qual a diferença do Leave-in e dos cremes de pentear?

A diferença básica dos dois produtos está na composição.
O creme de pentear é mais denso, tem mais óleos na fórmula e deixa o cabelo mais pesado. Sua principal função é desembaraçar os cabelos molhados. No entanto, muitos especialistas desaconselham o seu uso, já que ele pode levar a um maior acúmulo de resíduos e prejudicar a saúde capilar.
Já o leave-in tem uma textura mais fina e leve, sendo indicado para selar as pontas, tirar o frizz e dar mais brilho e maciez ao cabelo. Ao contrário dos cremes de pentear, eles não deixam os fios pesados ou com uma aparência pegajosa.

Como escolher o leave-in?

Existem diferentes tipos de leave-in, com diferentes composições e para serem usados em diferentes tipos de cabelos.
Como exemplo, eles podem ter ação anti-frizz, podem ajudar a preservar a cor do cabelo tingido, podem hidratar e nutrir o cabelo.
O médico dermatologista ou o tricologista são os profissionais mais indicados para guiar quanto ao melhor tipo de leave-in para cada pessoa.