Pesquisar

Joelho Varo (Geno Varo)

O que é o Joelho Varo?


O Joelho Varo, também chamado de Geno Varo, é uma forma de mau alinhamento do joelho. Olhando a pessoa de frente, os pés se juntam um com o outro e os joelhos se afastam. Ele deve ser diferenciado do joelho valgo, condição em que os joelhos se aproximam e os pés se afastam.

Qual a causa do Joelho Varo no adulto?


O Joelho Varo no adulto pode ser fisiológico ou patológico.

Joelho Varo fisiológico

O Joelho Varo Fisiológico representa uma característica própria do paciente. Da mesma forma que algumas pessoas são altas e outras baixas, algumas são loiras e outras morenas, o joelho também não é igual em todas as pessoas. Na maior parte das vezes, o desalinhamento é leve e sem maiores consequências. Entretanto, algumas pessoas podem ter um varo significativo e, ainda assim, isso ser considerado o normal dela.

Joelho Varo patológico

São casos em que o alinhamento em varo é consequência de algum outro problema no joelho. As causas mais comuns são a artrose no joelho, a lesão no menisco medial, lesões ligamentares (principalmente a associação de lesão do Ligamento Cruzado Anterior com o canto posterolateral do joelho) e as fraturas. Problemas como a artrose e a lesão do menisco podem ser tanto a causa como a consequência de um Joelho Varo.


Quais as consequências do Joelho Varo?


O principal problema do Joelho Varo é que ele gera um desequilíbrio de forças sobre a articulação. Em um joelho bem alinhado, o centro de forças deve passar pelo centro do quadril, centro do joelho e centro do tornozelo.

No caso do joelho varo, o centro de força passa sobre o compartimento interno do joelho. Isso cria uma força de compressão na face interna do joelho e uma força de abertura no lado de fora da articulação.
joelho varo

Como é feita a avaliação do Joelho Varo?


O diagnóstico do Joelho Varo deve ser feito clinicamente. Ao olhar o paciente de frente, os pés se juntam e os joelhos se afastam um do outro. O Joelho Varo fisiológico acomete as duas pernas e não causa dor, ao passo que o mau alinhamento patológico geralmente acomete uma única perna e pode ser doloroso.

Radiologicamente, o alinhamento pode ser avaliado por meio da radiografia panorâmica dos membros inferiores. Esta é uma radiografia que inclui todo o membro inferior em uma única imagem, desde os quadris até os pés. O exame é importante quando se considera o tratamento cirúrgico, uma vez que ele permite mensurar a angulação do joelho.

A radiografia panorâmica permite também avaliar onde passa o eixo de forças do membro inferior. Para isso, traça-se uma linha do centro do quadril até o centro do tornozelo. No joelho normal, esta linha deve passar pelos quadrantes centrais do joelho, conforme a imagem abaixo.

Ao se traçar uma linha entre o centro do quadril e o centro do tornozelo (eixo mecânico / centro de forças do membro inferior), esta linha deve passar pelo centro do joelho (quadrantes -1 e +1, na imagem acima). No joelho varo, esta linha passa pelos quadrantes -2 e -3. No joelho valgo, ela passa pelos quadrantes +2 e +3.


A radiografia simples do joelho, por sua vez, permite ao ortopedista especialista em joelho identificar uma eventual artrose do compartimento interno. Para isso, o exame precisa ser feito com carga, ou seja, com o apoio do peso sobre o joelho envolvido.

A radiografia da esquerda mostra um joelho neutro, com o espaço articular preservado. A imagem da direita mostra um Joelho Varo em decorrência de artrose, com perda assimétrica do espaço articular medial (interno).

Por fim, a ressonância magnética ajuda na identificação de eventual lesão no menisco ou nos ligamentos do joelho.

Tratamento do Joelho Varo


A maior parte dos joelhos varos no adulto é simétrico e indolor. Estes casos precisam apenas ser acompanhados, sem a necessidade de qualquer intervenção específica.

Órteses e palmilhas podem ser consideradas no caso de dor e artrose. Elas não irão corrigir a deformidade, mas ajudam a melhorar a distribuição de cargas. Com isso, contribuem para o alívio da dor. Podem ser consideradas também na presença de instabilidade associada.

Osteotomia Tibial Valgizante


A osteotomia tibial valgizante é um procedimento cirúrgico que visa o realinhamento do membro. É geralmente indicada quando o mau alinhamento está associado a artrose do compartimento interno do joelho, lesão da cartilagem articular, lesão no menisco ou lesão ligamentar do joelho.

O osso é cortado, posicionado em um melhor alinhamento e, então, fixado por meio de uma placa metálica e parafusos.
Ao melhorar a distribuição de cargas no joelho, a osteotomia propicia melhora da dor e da estabilidade. Com isso, retarda a evolução do desgaste e do desalinhamento e permite o adiamento de uma cirurgia mais definitiva, como a Prótese Total de Joelho.

A osteotomia é geralmente indicada para pacientes jovens e ativos. Para realizar a cirurgia, é fundamental que a cartilagem do compartimento lateral do joelho esteja bem preservada e que a patela não apresente um desgaste significativo.


Prótese de joelho


A Prótese Total do Joelho é um procedimento em que a superfície articular comprometida do joelho é cortada e substituída por um implante específico. Ela permite o tratamento tanto da artrose como do mau alinhamento do joelho.

Esta é uma melhor opção para o tratamento do paciente mais idoso, que necessita de uma solução mais resolutiva e definitiva. Pode ser indicada também para pacientes com desgaste bastante avançado, quando a osteotomia já não é mais uma opção.