medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Infecção pelo Citomegalovírus

O que é o citomegalovírus?

O citomegalovírus, é um vírus muito comum que está presente de forma latente na maior parte das pessoas, de forma assintomática. No entanto, ele pode trazer problemas em condições que levam a um comprometimento do sistema imunológico, o que inclui gestantes, pessoas infectadas pelo HIV/AIDS ou pacientes em tratamento com quimioterapia, por exemplo.

Durante a gravidez, o citomegalovírus não costuma ser um problema para mães infectadas previamente à gestação e que tenham o sistema imunológico competente.

No entanto, quando a mulher é infectada durante a gestação ou quando ela desenvolve alguma forma de imunodeficiência durante a gravidez, o bebê pode desenvolver um quadro grave de citomegalovírus congênito, caracterizado por microcefalia e surdez no bebê.

Por este motivo, todas as mulheres grávidas devem fazer o exame para detectar o vírus, mesmo sem os sintomas. Uma vez identificada a infecção, é possível iniciar o tratamento precoce, para evitar que o vírus afete o bebê.

Sinais e sintomas da infecção por citomegalovírus

Normalmente, a infecção pelo CMV não causa sintomas.
Os sintomas podem aparecer durante um quadro de imunodeficiência, incluindo:

  • Febre acima de 38 °C;
  • Cansaço excessivo;
  • Barriga incheada e dolorida;
  • Mal-estar generalizado;
  • Aborto espontâneo;
  • Em pessoas com HIV/AIDS, pode ocorrer também infecção na retina, cegueira, encefalite, pneumonia e ulceras no intestino e esôfago.

Diagnóstico

O diagnóstico da infecção pelo citomegalovírus é feito através do exame de sangue, que mostra se a pessoa possui anticorpos contra o vírus.

Quando a pessoa possui IgG positivo, isso indica que a pessoa já teve a infecção em algum momento ao longo da vida. Já o IgM indica uma infecção recente, ainda ativa.

Quando uma gestante tem resultado de sorologia com IgM positivo, isso significa que é preciso iniciar o tratamento com antivirais ou imunoglobulinas, para evitar a transmissão da infecção para o bebê.

Como ocorre a transmissão do citomegalovírus?

As pessoas infectadas podem eliminar o citomegalovírus na urina ou na saliva.

O vírus é também pode estar presente no muco do colo uterino, no sêmen, nas fezes e no leite materno. A urina e fezes pode contaminar alimentos e as pessoas podem se contaminar ao consumir estes alimentos.

Se uma mulher grávida for infectada, ela pode passar a infecção para o feto por via transplacientária, ou o bebê pode adquirir a infecção durante o parto.

Tratamento da infecção pelo citomegalovírus

O tratamento para a infecção pelo citomegalovírus pode ser realizado com medicamentos antivirais. No entanto, estes medicamentos são toxicos para as células do sangue e para os rins, de forma que o custo-benefício dos medicamentos não justificam seu uso na maior parte dos pacientes.

O tratamento nestes casos deve ser feito com medicamentos analgésicos, repouso e ingestão adequada de água.

O tratamento antirretroviral deve ser indicado em algumas situações especiais, como na gravidez ou quando a infecção está muito desenvolvida, por exemplo.

Complicações da infecção pelo citomegalovírus

As complicações da infecção pelo citomegalovírus ocorrem principalmente nas crianças que são infectadas durante a gravidez ou em pacientes com alguma forma de imunodeficiência, podendo incluir: