Indutores da Ovulação
O que são os Indutores da Ovulação?
Indutores da ovulação são medicamentos usados no tratamento de certos tipos de Infertilidade Feminina.
Eles atuam estimulando o crescimento de um ou mais folículos. O objetivo é promover a maturação do óvulo e a posterior ovulação.
Indicação
Geralmente, os Indutores da Ovulação são usados por mulheres com o ciclo menstrual desregulado. Estes casos representam aproximadamente 25% a 30% dos casos de Infertilidade Feminina.
A principal causa para isso é a Síndrome dos Ovários Policísticos. Esta é uma condição bastante comum caracterizada por:
- Aumento nos níveis de testosterona;
- Ovários com aspecto policístico;
- Menstruações infrequentes ou ausentes;
Além da Síndrome dos Ovários Policísticos, outras condições também podem provocar ciclos menstruais irregulares ou infrequentes.
Estes casos estão habitualmente acompanhados de anovulação. Como a mulher não ovula, ela não consegue engravidar.
Além disso, os indutores da ovulação também podem ser usados para estimular a maturação de um maior número de folículos. Isso é feito durante a preparação para a Fertilização In Vitro, Congelamento de óvulos ou Inseminação Artificial.
Por fim, os indutores da Ovulação também podem ser usados em casos nos quais nenhuma causa para a infertilidade é encontrada. Estes casos representam aproximadamente 5% dos casais inférteis.
Como agem os Indutores da Ovulação?
Os indutores de ovulação geralmente atuam sobre o eixo hormonal da mulher, responsável pela regulação da ovulação. Os principais hormônios envolvidos são o FSH e o LH.
Algumas medicações atuam mimetizando o efeito do FSH ou do LH. Em outros casos, elas estimulam a hipófise a produzir mais FSH
Quais são os efeitos colaterais?
O uso dessas medicações costuma ser bem tolerado pelas pacientes.
Entretanto, alguns sintomas, geralmente leves, podem estar presentes:
- Dor de cabeça;
- Sensação de inchaço e desconforto abdominal;
- Variações de humor;
- Sensibilidade nos seios.
Em uma frequência menor de casos, essas medicações podem levar à síndrome de Hiperestímulação Ovariana.
Isso acontece quando o ovário responde de maneira exagerada, podendo levar a alguns sintomas como náuseas, vômitos ou acúmulo de líquido abdominal.
Quais os riscos associados aos Indutores da Ovulação?
Os indutores da ovulação estimulam o desenvolvimento de mais de um óvulo a cada ciclo menstrual.
Isso aumenta a probabilidade de gestações múltiplas, incluindo gêmeos, trigêmeos ou, mais raramente, casos com maior número de fetos.
As gestações múltiplas acarretam em riscos tanto para a mãe como para os filhos. Assim, os riscos e benefícios de uma possível gestação multípara devem ser levados em consideração antes de se optar pelos Indutores da Menstruação.