Saciedade
O que é saciedade?
Saciedade se refere à sensação de que já se comeu o suficiente em uma refeição. Ela dura até que se volte a sentir fome.
Este é um mecanismo psicobiológico importante, cuja função é inibir que continuemos a comer após a ingestão de determinada quantidade de um alimento ou bebida, controlando assim a ingestão de energia.
Índice de saciedade dos alimentos
O Índice de Saciedade dos alimentos é uma forma de se classificar diferentes alimentos de acordo com a sua capacidade de satisfazer a fome.
Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sydnei, na Austrália, a partir de um estudo em que os participantes receberam diferentes alimentos com valor calórico total de 240 calorias e mediram a sensação de fome a cada quinze minutos durante as três horas seguintes.
Também foi medida a quantidade de comida que cada participante comeu em um buffet três horas depois.
Os resultados são mostrados no gráfico abaixo. O pão branco recebeu uma pontuação arbitrária de 100. Assim, qualquer alimento com uma pontuação superior a 100 é mais saciante por caloria do que o pão branco e vice-versa.

É interessante notar aqui que o melhor desempenho no estudo foi a batata cozida simples. Pessoas que se alimentaram com a batata comeram menos no bufê três horas depois.
Isso pode ser decorrente da baixa palatabilidade das batatas simples ou aos efeitos do amido resistente que se forma quando cozinhamos e esfriamos as batatas antes de comê-las.
A batata também precisa ser comida sem adição de gordura (manteiga, óleo, etc.).
Quais fatores interferem no poder saciante dos alimentos?
Diversos fatores influenciam no poder saciante dos alimentos, incluindo a composição nutricional (quantidade de gordura, carboidratos e proteínas), o processamento, a forma de preparo e a densidade energética do alimento.
Como regra geral, podemos dizer que:
- Alimentos com menor densidade energética (menos calorias por grama) são mais saciantes do que aqueles de maior densidade energética.
- Alimentos com maior quantidade de proteína são mais saciantes;
- Alimentos ricos em fibra são mais saciantes;
- Alimentos com grande quantidade de açúcar de adição são pouco saciantes;
- Os vegetais são especialmente bons para quem quer perder peso; eles contêm grande valor nutricional, poucas calorias e são bastante saciantes.
Qual a importância do Índice de Saciedade dos Alimentos?
O Índice de Saciedade dos Alimentos é uma excelente ferramenta para ajudar na escolha dos alimentos em uma Dieta para emagrecer.
Qualquer pessoa que já tentou se livrar do excesso de peso comendo menos sabe que no final das contas não há como vencer uma batalha contra sua fome.
Assim, alimentar a fome de maneira inteligente irá mantê-lo no objetivo com sua dieta, sem recaídas, além de minimizar o estresse da dieta.
Quais as limitações do Índice de Saciedade dos alimentos?
Como acontece com qualquer índice que mede apenas um fator, o Índice de saciedade dos Alimentos deve ser visto dentro de um contexto considerando-se outros aspectos nutricionais.
Ele não diz nada sobre o valor nutricional dos alimentos; sua capacidade de satisfazer a fome.
Poderíamos dizer, assim, que ele serve muito mais para mostrar o que deve ser evitado do que para dizer o que se deve comer.