medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Gordura Trans (Hidrogenada)

O que é a gordura trans?

 

Gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação industrial, fazendo com que o óleo líquido seja transformado em gordura sólida. Ela confere maior crocância, sabor e prazo de validade aos produtos, isso tudo por um baixo custo.

Os rótulos dos alimentos também podem descrever a Gordura Trans como Gordura Hidrogenada, Gordura parcialmente hidrogenada ou Óleo vegetal hidrogenado.

Quais alimentos contêm gorduta trans?

 

A gordura trans está presente principalmente em bolachas (especialmente as recheadas), pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos os alimentos que tem margarina na sua composição.

Além disso, ela é muito utilizada em produtos pré-preparados, incluindo pizzas, massas para bolos instantâneos, massas instantâneas, nuggets e batatas fritas.

Quais os riscos da gordura trans?

 

O maior problema relacionado às gorduras trans é o aumento do colesterol. Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. 

Estudos posteriores, porém, mostraram que a Gordura Trans é ainda pior do que a gordura saturada. Isso porque ambas são igualmente capazes de aumentar o colesterol LDL (Colesterol ruim) e o colesterol total, mas a Gordura Trans também leva a uma redução do colesterol HDL (bom colesterol), o que não acontece com a gordura saturada.

O aumento do colesterol LDL e a redução do colesterol HDL estão associados a maior risco de arteriosclerose, infarto do Miocárdio e acidente vascular cerebral. 

Em função disso, vários países (por exemplo, Dinamarca, Suíça e Canadá) e estados americanos (Califórnia, Nova York, Baltimore) reduziram ou restringiram o uso de gorduras trans.

Quais as opções à gordura trans?

 

Muitos produtos anunciam em seus rótulos como sendo “sem gordura Trans”. O problema é que não existem opções saudáveis à gordura trans e a maior parte destes produtos são ricos em gorduras saturadas, que não deixa de ser uma opção pouco saudável. 

Assim, a melhor alternativa é evitar produtos pré-preparados e outros ricos em gordura trans. Como exemplo, a pipoca de micro-ondas deve ser substituída pela pipoca feita com o milho. A Gordura Trans é usada na pipoca de micro-ondas porque ela mantém o óleo sólido até que o saco de pipoca seja colocado no micro-ondas.

Uma opção que tem sido usada mais recentemente é a gordura interesterificada. Assim como a Gordura Trans, ela é produzida artificialmente, não pelo processo de hidrogenização, mas por um outro processo denominado de interesterificação.  O problema é que existem poucos estudos relacionados à Gordura Interesterificada e as evidências que existem é de que ela também é prejudicial para a saúde.

 

O consumo de frituras, especialmente as das redes de fast-food também deve ser evitado, pois no processo de aquecimento o óleo adquire característica trans”, conclui.