Pesquisar

Facetas Dentais e Lentes de Contato Dental

O que são as Facetas Dentais e as Lentes de Contato Dental?

As Facetas de Porcelana ou de resina ou as lentes de Contato dental são películas finas de porcelana ou laminados que recobrem a parte anterior dos dentes.

O objetivo destes procedimentos é encobrir defeitos no formato, alinhamento ou coloração dos dentes.

São, desta forma, procedimento de cunho estético, que vêm se difundido bastante no Brasil e no mundo. Eles estão entre os procedimentos mais procurados na área da Odontologia Estética e dentística no Brasil.

Quais as diferenças entre as facetas de porcelana ou de resina?

Existem dois tipos de Facetas, as de resina e as de porcelana. As de porcelana, quando aderidas aos dentes, são mais resistentes.

Além disso, os resultados são mais naturais e bonitos, pois a porcelana é um material translúcido, que imita como os dentes refletem a luz.

Elas são pouco suscetíveis a manchas e podem durar mais de 10 anos, com os devidos cuidados.

Já para quem quer um tratamento mais rápido, as facetas em resina têm a vantagem de ser mais simples tecnicamente e demoram menos tempo para serem aplicadas.

Esta diferença no tempo de tratamento está associado especialmente à produção de cada uma delas.

Em uma única consulta, as facetas em resina são confeccionadas em camada única ou múltiplas e aplicadas diretamente sobre o dente pelo dentista.

Já as facetas em porcelana necessitam de moldagens, implantes provisórios e o uso de laboratórios de próteses dentárias para serem confeccionadas.

Em situações de urgência como casamentos ou entrevistas em empregos, esta é uma diferença que pode ser bastante relevante.

Além disso, o custo da faceta de porcelana também é significativamente maior.

A desvantagem das Facetas em resina é que elas amarelam com o passar dos anos, além de ter uma menor durabilidade.

Evitar alimentos de alto poder de pigmentação, como vinhos, tabaco e café ajudam a diminuir a velocidade do amarelamento das facetas dentárias e lentes de contato dentárias.

Como as facetas de porcelana são adaptadas?

Para a colocação das facetas de porcelana, os dentes devem ser levemente desgastados em sua superfície.

O dentista remove uma pequena parte do esmalte da superfície frontal e lateral dos dentes para abrir espaço para colar as Facetas.

A seguir, é feita uma cópia do dente com câmara intra-oral ou molde, escolhe-se a tonalidade e envia o material para o laboratório.

Até que as facetas definitivas fiquem prontas, poderá ser feito o uso de facetas provisórias. Numa próxima consulta, o dentista adere as facetas definitivas aos dentes.

Qual a diferença entre as facetas de porcelana e as lentes de contato dental?

Tanto as lentes de contato dental como as facetas são finas lâminas de porcelana ou resina que são cimentadas em um ou vários dentes.

Assim, ambas são confeccionadas com o mesmo material e têm as mesmas características e resultados estéticos.

A principal diferença entre elas é que as facetas são um pouco mais grossas e exigem maior desgaste dos dentes.

A indicação entre a lente de contato ou a faceta dental depende da necessidade do cliente e do planejamento feito pelo dentista.

As facetas permitem correções mais significativas em dentes com maior comprometimento. Já as lentes de contato permitem correções mais suaves, sendo uma melhor opção para a correção de pequenos defeitos.

Como são produzidas as facetas dentais e as lentes de contato dentais?

A tecnologia já faz parte dos procedimentos da odontologia. Para o preparo das Facetas em Porcelana e Lentes de Contato não é diferente.

Inicialmente, os dentistas fazem fotografias com câmeras altamente sofisticadas da boca e rosto do paciente, para comparar com as imagens após procedimento.

A seguir, é feita uma radiografia digital com equipamentos também ultra modernos que expõem minimamente o indivíduo às radiações e possuem alta resolução de imagens.

Estas fotografias permitem registar detalhes importantes de forma e medidas de cada dente, criando uma representação fidedigna de cada elemento e permitindo que as lentes sejam confeccionadas com alto grau de precisão.

O escaneamento também permite criar um planejamento digital e simulação de como ficaria o tratamento, sendo que o cliente acompanha, pela tela do computador e dá sua opinião e faz sua avaliação.

O dentista ainda pode criar um mockup (simulação real em prótese) de como ficaria o tratamento e adaptar na boca do paciente.

Somente depois desta etapa que as imagens e arquivos são enviados ao laboratório para confecção das peças, ou elas são criadas no próprio consultório a partir de impressoras 3D.

Os moldes dentários, muito utilizados até a pouco tempo e que provocavam desconforto e asia, são cada vez menos utilizados atualmente,já que vêm sendo substituídos pelo escaneamento intraoral digital.

Quando o recobrimento com facetas de porcelana ou lentes de contato dental é contra-indicado?

O dentista avalia se existe alguma doença bucal pré-existente como tártaro, cárie, gengivite ou periodontite, entre outros. Em caso positivo, é preciso realizar o tratamento destas condições para somente depois colocar as Facetas dentárias ou Lentes de contato dental.

Qual o profissional mais indicado para fazer as facetas de porcelana ou as lentes de contato dental?

Ambos os procedimentos são habitualmente realizados pelo dentista especializado em dentística estética.