Pesquisar

Esôfago de Barrett

O que é o esôfago de Barrett?

O esôfago de Barrett é uma alteração de causa desconhecida no tecido que reveste o esôfago, o tubo localizado na garganta e que leva o alimento da boca até o estômago.

Nestes pacientes, as células do revestimento esofágico se tornam parecidas com as células intestinais.

Fatores de risco

O principal fator de risco para o Esôfago de Barrett é a Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Nestes pacientes, acredita-se que a irritação causada pelo líquido ácido proveniente do estômago irrita o revestimento do esôfago, levando às alterações características do Esôfago de Barrett.

Vale considerar, no entanto, que nem todos os pacientes com Esôfago de Barrett apresentam Doença do Refluxo Gastroesfoágico.

Outros fatores de risco incluem:

  • Homens brancos não espânicos.
  • Idade a partir de 40 anos.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar de esôfago de Barrett ou câncer de esôfago.

Quais os sintomas do esôfago de Barrett?

Na maior parte dos pacientes o esôfago de Barrett se desenvolve sem que o paciente apresente qualquer sintoma.

O diagnóstico deve ser considerado no paciente com sintomas da Doença do Reluxo Gastroesoágico, uma vez que este é um dos principais fatores de risco para o Esôfago de Barrett.

Os sintomas também podem aparecer em decorrência de um câncer de esôfago, que é a complicação mais temida do esôfago de Barrett.

Diagnóstico do Esôfago de Barrett

Acredita-se que a maior parte dos pacientes com Esôfago de Barrett não tenham conhecimento de sua condição, uma vez que ela não provoca qualquer sintoma.

A única maneira de confirmar o diagnóstico é por meio da Endoscopia Digestiva Alta.

Neste exame, um tubo fino e flexível, contendo uma câmera em sua extremidade, é passado através da boca, garganta e esôfago, transmitindo imagens ao longo deste trajeto.

O exame é geralmente solicitado para investigar sintomas sugestivos da doença de Refluxo Gastroesofágico ou o Câncer de Esôfago.

Ao se idenfificar uma área suspeita, é feita uma biópsia, que poderá confirmar o diagnóstico.

Qual a relação do esôfago de Barrett com o câncer de esôfago?

O esôfago de Barrett é considerado um importante fator de risco para o câncer de esôfago.

Assim, ao se diagnosticar esta condição, é importante saber se existem sinais de displasia, que é um tipo de lesão pré-cancerígena.

Em alguns pacientes com displasia, pode ser recomendada a remoção cirúrgica a lesão. Em outros casos, bem como naqueles sem displasia, o paciente é recomendado a realizar endoscopias de rotina, para que um câncer possa ser diagnosticado em uma fase precoce.

Tratamento

Nos pacientes com Esôfago de Barrett sem displasia, o paciente é recomendado a realizar endoscopias de rotina, para identificar precocemente alterações displásicas ou o câncer de Esôfago.

Nos pacientes com displasia, pode ser recomendada a remoção da lesão, para prevenir a evolução para câncer.

Poderá também ser feita a ablação da lesão por radiofrequência ou por crioterapia.

Em outros pacientes, poderá ser recomendada a realização de endoscopias em uma frequência maior, para que seja feita uma rápida intervenção no caso de um câncer de esôfago.