medicina e exercicio
Pesquisar
Pesquisar

Endourologia

O que é a endourologia?

A endourologia é o ramo da urologia que examina e trata das patologias genitourinárias por meio de técnicas minimamente invasivas.

Para isso, ela se utiliza de um endoscópio. O endoscópio é um pequeno instrumento iluminado que contém uma câmera em sua extremidade.

Este equipamento é introduzido através do trato urinário junto com instrumentos específicos, utilizados para a realização e um conjunto de procedimentos.

Doenças tratadas pela Endourologia

Além dos exames, esse ramo da urologia também atua no tratamento de diversas doenças do trato urinário. Entre as principais estão:

Litíase urinária
A litíase urinária se refere à formação de cálculos dentro do sistema urinário, especialmente a pedra nos rins e a pedra na bexiga.
O tratamento endoscópio por via transuretral, junto com a terapia por ondas de choque, permite a fragmentação e remoção da maior parte das pedras, sendo este o “carro chefe” do trabalho do endourologista.

Tumores urológicos
A endourologia permite a realização de biópsias ou mesmo a remoção de certos tumores urológicos em estágio inicial, por meio da via transuretral.

Hiperplasia prostática benigna
A hiperplasia prostática benigna é uma doença que afeta muitos homens após os 50 anos.
Alguns destes pacientes necessitam remover parte da próstata para aliviar os sintomas, sendo a cirurgia transuretral uma opção efetiva para muitos destes casos.

Exames

O endourologista está capacitado também para realizar certos exames usados na investigação de distúrbios urológicos, incluindo:

Cistoscopia
A cistoscopia é um procedimento que permite ao Médico urologista examinar o revestimento da bexiga e da uretra, que é o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.
Neste exame, um tubo oco (cistoscópio) equipado com uma lente é inserido na uretra e avança lentamente em direção à bexiga.
Ele poderá ser feito para diagnosticar, monitorar ou tratar diferentes condições que afetam a bexiga e a uretra.

Ureteroscopia
Eventualmente, a Cistoscopia poderá ser complementada com a Ureteroscopia. Neste caso, o cistoscópio é substituído por um tubo de menor diâmetro a ser levado até os ureteres.